Saiba se gravidez ectópica pode dar positivo no teste de farmácia
A gravidez pode ser uma grande preocupação para algumas mulheres. Principalmente ao se tratar da primeira gestação, ou de mães mais novas. Então, é normal que aos primeiros sintomas, já exista a ansiedade em realizar um teste para saber se há uma possível gravidez.
O teste de gravidez de farmácia é um dos primeiros procurados, por sua facilidade na hora de realizar, seu preço e por ser algo prático. Porém, nem sempre a gestação acontece como planejado e algumas intercorrências podem aparecer, como a gravidez ectópica. Se deseja saber se o teste de farmácia identifica uma gravidez ectópica e deseja saber um pouco mais sobre, fique atenta às informações abaixo.
O que é a gravidez ectópica?
A gravidez ectópica acontece quando a implantação do embrião juntamente com seu desenvolvimento ocorre fora do útero. Na gravidez normal, a fecundação acontece nas trompas de falópio, popularmente conhecidas como tubas uterinas, e o zigoto se desloca até o útero, onde é feita a implantação e ocorre o desenvolvimento do embrião.
Na gravidez ectópica essa implantação pode ocorrer nas próprias tubas uterinas, onde há a fecundação, no colo do útero, no cérvix, pode realizar o caminho contrário, ao invés de ir para útero se deslocar para o ovário e até mesmo, na cavidade abdominal.
Quais os sintomas e riscos que podem causar a gravidez ectópica?
Os sintomas em relação a gravidez ectópica, são os mesmos de uma normal, com presença de inchaço nas mamas, atraso de menstruação e enjoos. Mas como o embrião está a se desenvolver em um local inapropriado, alguns outros sintomas podem aparecer com o tempo.
Por exemplo, quando o embrião está se desenvolvendo na tuba uterina e alcança um tamanho que possa romper essa trompa, é corriqueiro a gestante sentir dores abdominais intensas, no qual essa vai estar localizada em um único lado da barriga, dor ao ser realizada a palpação, sangramentos irregulares a mãe pode ainda sentir um peso na região vaginal.
O desenvolvimento fora do útero pode causar rompimento da trompa, infecções e até hemorragias, o que coloca a vida da gestante em risco se não procurar ajuda médica de imediato.
Qual resultado sobre gravidez ectópica apresenta o exame de farmácia?
Em casos de gravidez ectópica, tanto o exame de farmácia, quanto o de laboratório de sangue (beta HCG), tendem a dar positivo, como uma gravidez normal. Pois o embrião está em desenvolvimento, o que promove a secreção dos hormônios da gravidez, porém, não está a se desenvolver no local correto.
Qual exame mais indicado para gravidez ectópica?
O único exame capaz de fornecer o resultado de uma gravidez ectópica é o de ultrassonografia, pois é o único que fornece uma visualização de em qual local está implantado o embrião.
Qual tratamento e cuidados com a gravidez ectópica?
Em grande parte das ocorrências, o próprio corpo se encarrega de fazer a expulsão do embrião, causando um aborto espontâneo, já que o corpo o entende como um corpo estranho. Quando isso não acontece e o embrião ainda está em tamanhos menores, pode ser feito um tratamento medicamentoso.
Ao ultrapassar a 8° semana de gestação, o tratamento em geral é cirúrgico, pois o embrião já está em estado avançado e pode indicar risco para a vida da mulher.
A recuperação é rápida para casos de aborto espontâneo ou medicamentosa, no qual, em alguns dias a mulher já pode retomar as suas atividades, com cautela. Em casos de cirurgia, o pós-cirúrgico costuma durar cerca de 15 dias, para garantir repouso.