A bronquite na gestação pode acarretar tanto na mãe, quanto no bebê, algumas complicações, uma vez, que por conta da inflamação dos brônquios, a quantidade de oxigênio enviada para o bebê pode diminuir, o que pode causar baixo peso, nascimento antes da hora, além de dificuldade no desenvolvimento do bebê.
Vale lembrar que a bronquite na gravidez segue os mesmos sintomas de uma bronquite convencional, a diferença é que no período gestacional ela pode causar complicações.
Confira neste post, tudo o que você precisa saber sobre os efeitos da bronquite na gravidez, além de como proceder com o tratamento adequado.
O que é a bronquite?
Entendemos como bronquite a inflamação das vias respiratórias, que são responsáveis por levar o oxigênio para os nossos pulmões. Dessa forma, os pulmões se irritam e apresentam sintomas como chiado no peito, falta de ar, tosse com catarro ou seca.
![O que é a bronquite O que é a bronquite](https://manualdafralda.com.br/wp-content/uploads/2022/09/O-que-e-a-bronquite.jpg)
A bronquite pode se apresentar de maneira aguda, quando sua os sintomas persistem entre 1 até 3 semanas, ou crônica, quando o paciente apresenta o quadro da doença mais de uma vez ao ano ou quando a tosse, um dos sintomas principais da bronquite, perduram por mais de 3 meses.
Essa doença pode afetar pessoas de várias idades, mas costuma atingir principalmente as crianças com menos de 5 anos de idade. O tratamento é realizado com acompanhamento médico, que irá receitar antibióticos, broncodilatadores e até corticoides, a depender do nível de inflamação.
Quais os principais sintomas da bronquite na gravidez
Como dito, os sintomas da bronquite na gravidez são bem similares com os sintomas da doença fora do período gestacional. Portanto, a gestante pode apresentar falta de ar, chiados no peito, dificuldade para respirar, cansaço e até ficar com os lábios na coloração roxa.
Por isso, assim que os primeiros sintomas aparecerem é muito importante que a gestante busque seu médico para que comece o quanto antes o tratamento, evitando, assim, complicações para o bebê, que podem ser provocadas pela diminuição de oxigênio.
Qual o risco da bronquite na gravidez para a mãe?
Os riscos da bronquite na gravidez estão relacionados a um parto iniciado antes da hora, sendo necessário, em alguns casos, realizar uma cesariana emergencial. Nos quadros de gestantes com crises mais graves há, também, risco de morte antes ou depois do nascimento do bebê.
Para o bebê?
Um dos principais riscos para o bebê é a diminuição do oxigênio, além de baixo peso, e dificuldade de desenvolvimento no útero da mãe.
Por isso, em casos de bronquite na gravidez é recomendado, o quanto antes, iniciar o tratamento para que esses riscos sejam evitados para a mãe e seu bebê.
Como tratar a bronquite na gestação?
O tratamento da bronquite na gravidez é realizado junto ao médico e possui a finalidade de oferecer alívio dos sintomas da bronquite, além de assegurar que mãe e bebê estão bem.
![Como tratar a bronquite na gestação Como tratar a bronquite na gestação](https://manualdafralda.com.br/wp-content/uploads/2022/09/Como-tratar-a-bronquite-na-gestacao.jpg)
Dessa forma, as orientações são: realizar nebulizações para que os brônquios se dilatem, com soro fisiológico e medicamentos recomendados, além de repouso, consumo de líquidos para descartar as secreções, e fazer uso de medicações indicadas pelo médico.
Com o diagnóstico precoce, a bronquite na gravidez têm menos chances de impactar a saúde do bebê e da mãe, por isso, ao sinal dos primeiros sintomas, procure seu médico imediatamente.