Saiba os mitos e verdades sobre engravidar!
Os mitos e verdades sobre engravidar podem aparecer por todos os lugares, até mesmo pessoas próximas às vezes nos contam informações que geram dúvidas. Por conta deste fator, é interessante realizar buscas pela internet por conteúdos confiáveis e compreensíveis. Por isso, trouxemos para vocês alguns mitos e verdades sobre esse momento tão especial!
Mitos e verdades sobre engravidar: quais são eles?
Um dos processos mais importantes para muitas mulheres é gerar uma vida, mas é importante compreender que mitos e verdades sobre engravidar poderão surgir durante todo este período. Determinadas informações podem ser verdadeiras e outras falsas. Para descobrir, veja abaixo!
Fonte/Reprodução: original
Quem fuma e bebe álcool tem menos chance de engravidar?
O cigarro e o álcool corroboram para causar problemas durante o processo de gravidez. Se você possui o desejo de engravidar, é recomendável largar ambos por causarem queda na fertilidade.
Este pode se tornar um problema desagradável para mulheres, portanto, é preciso se cuidar meses antes de tentar uma gestação. Largue gradualmente tanto os cigarros quanto o álcool, e deixe que seu organismo se adéque sem ambos.
A gravidez pode ocorrer estando menstruada?
Só é possível engravidar na menstruação se o seu ciclo for desregulado. Apesar deste fator, é difícil haver chances de gerar um bebê neste período, principalmente se o ciclo for de 28 a 32 dias.
Este é um dos pontos mais comuns de dúvidas, já que muitas mulheres desconhecem sobre determinados processos do corpo. Por esta razão, os mitos e verdades sobre engravidar existem e geram confusão acerca da menstruação.
Entre os 30 e 40 anos a gravidez é mais sensível?
Sim! De fato, há riscos durante uma gestação entre 30 a 40 anos, por haver desgaste e possíveis chances de adquirir pressão alta, pré-eclâmpsia ou uma diabetes gestacional.
Com o passar do tempo, as chances de uma gravidez ter problemas aumenta, mas não significa que será uma certeza. Por isso o acompanhamento correto precisa ser algo obrigatório.
Obesidade e sobrepeso são dificultadores da gravidez?
De acordo com as explicações de ginecologistas, é verdade. O fato de haver obesidade pode ocasionar problemas durante a tentativa de engravidar, por menstruações irregulares, bem como trazer desconforto durante o ato sexual. Estes fatores auxiliam na baixa fertilidade feminina.
O estresse e a ansiedade atrapalham a mulher a engravidar?
Em partes, de fato, é verdade, por haver estresse excessivo que gera uma baixa na qualidade do período ovulatório. Outro fato é por ocorrer um aumento da prolactina, que impede os hormônios de trabalharem.
A fertilidade feminina aumenta após o primeiro filho?
Não. É impossível construir uma previsão acerca do corpo da mulher antes e após engravidar. Isto porque ocorre uma diferença e modificações ao longo do tempo, e todo o processo costuma ser diferente.
A partir dos 30 anos de idade, a mulher possui uma taxa de 15% ou 20% para conseguir engravidar. Durante os 40 anos, há uma queda brusca, para apenas 5%, e com o passar do tempo, os óvulos perdem sua qualidade.
Utilização de anticoncepcionais por muito tempo dificulta de engravidar?
Não é verdade. Existem mulheres que deixam de ingerir a pílula e no outro mês descobrem a gravidez. Há outros casos que mulheres tiveram um período de até 6 meses para gestar um bebê.
Se houver um tempo superior aos seis meses, é de extrema importância que se converse com ginecologistas, a fim de descobrir o problema que lhe impede de engravidar.
Saiba qual é o melhor dia para engravidar?
O período fértil ocorre antes e após a ovulação, entre 2 a 3 dias. Neste caso, é o momento ideal para tentar engravidar, porque a região uterina está preparada para receber o espermatozoide.
Os ciclos de 28 dias corretos facilitam no processo, e neste caso, se torna mais provável engravidar.
Isto porque durante os 14 dias antes da menstruação, são aqueles que ocorrem a ovulação, em que o óvulo é liberado para as trompas e aguarda o processo de fecundação.
Os mitos e verdades sobre engravidar circulam pela internet, mas não há com o que se preocupar, porque estamos aqui para lhe auxiliar com informações precisas e de auto-conhecimento.