Saiba o que são graus de descolamento do saco gestacional
Toda mamãe espera o momento único em que seu filho vai nascer e nisso, podem surgir algumas dúvidas relacionadas à gestação. Ao longo a gravidez podemos aprender muitas coisas que vão além do relacionamento mãe e bebê mas que envolve a ciência, aspectos genéticos, questões relacionadas à forma como o corpo funciona quando uma mulher está grávida, dentre outras.
Pensando em enriquecer um pouco mais o conhecimento das mamães, hoje trouxemos uma matéria especial sobre o que é o saco gestacional e também o que são os seus graus de descolamento!
Acompanhe na matéria abaixo!
Aprendizado da gravidez: O que é o saco gestacional?
Acredito que, pelo nome, você já identifique o que é certo? O saco gestacional é o primeiro “cantinho” que seu bebê vai ter dentro da sua barriga e é formado logo no início da gravidez.
Uma espécie de “abrigo” para o bebê e é o responsável pela formação da placenta e da bolsa amniótica, ideais para que o bebê cresça de forma saudável. Este “saco” permanece até a 12ª semana da gestação, podendo ser visto através de ultrassom transvaginal desde a 4ª semana.

Localiza-se no centro do útero e mede 2 a 3 milímetros de diâmetro e também serve para confirmar a gravidez mas não para ver o bebê pois este apenas aparece na 5ª semana de gestação.
O saco gestacional é tão importante que serve como uma espécie de “medidor” da gravidez saudável. Segundo o seu tamanho, a sua implantação e sua forma é possível avaliar se o bebê está se desenvolvendo como deveria.
Quando o embrião pode ser visto no saco gestacional?
O embrião pode ser visto a partir da 5ª semana de gestação, porém é recomendado que o ultrassom ocorra a partir da 8ª semana de gestação, pois permite uma melhor visibilidade e segurança na hora de ver o embrião.
O que pode ter ocorrido com o saco gestacional vazio?
Sabemos que todo o início de gestação pode ser um pouco difícil devido a alguns desconfortos mas é preciso estar atenta a alguns sinais. Se durante a gestação, logo no início, ocorrem sangramentos, isso não é um bom sinal. Apesar de a mulher sangrar quase durante toda a sua vida, sangramentos no começo da gestação ou durante a gestação não são considerados normais e podem ser considerados como algo chamado “ameaça de aborto”.
Se há sangramento vaginal logo nas 12 primeiras semanas de gestação é ideal é procurar um médico o mais rápido possível e não deixar para depois, pois isso pode significar o descolamento do saco gestacional. Os sangramentos vaginais que ocorrem na metade da gravidez são chamados de “ameaça de aborto” .
Esses sangramentos são considerados ameaças devido ao colo uterino ainda estar fechado e o embrião permanece viável, ou seja, ainda está vivo e apresenta batimentos cardíacos. É importante se atentar ao fato de que, os sangramentos podem estar acompanhados também de dor ou cólicas e essa perda de sangue pode originar o descolamento do saco gestacional também chamado de “hematoma subcoriônico”.
Tem esse nome devido ao hematoma ser um acúmulo de sangue e pela sua localização (ocorro no Córion que é uma membrana que fica ao redor do saco gestacional) e quando este hematoma é localizado abaixo do cório, então é chamado de “subcoriônico”.
Se após a 6ª semana o saco gestacional estiver vazio e não for possível perceber o embrião através do ultrassom, isso significa que ele não conseguiu se desenvolver após a fecundação e que houve no caso, uma gravidez anembrionária, também chamada de “ovo cego”.
Não se sabe ao certo o que causa o não desenvolvimento do fato, mas algumas causas comuns podem ser uma divisão de células anormal ou baixa qualidade do esperma/óvulo. Contudo, é sempre importante que a mulher grávida esteja sendo acompanhada de perto por um médico especializado e que o médico avalie, através do ultrassom, o que realmente se passa com o feto.
Como é o saco gestacional de gêmeos?
Muitas mulheres têm dúvidas quanto a estarem grávidas de gêmeos ou não e nisto, o saco gestacional também serve para sanar essas dúvidas. Se na primeira ecografia gestacional (que ocorre a partir da 6ª semana de gestação) houver dois sacos gestacionais diferentes, é possível que a mulher esteja gerando gêmeos fraternos. Mas se em apenas um saco gestacional houverem dois embriões, então há possibilidade de a mulher estar gerando gêmeos idênticos.
Como ocorre o deslocamento do saco gestacional?
Existem algumas causas para o descolamento do saco gestacional podendo ser:
- Quando a mulher faz algum tipo de esforço físico ou queda, pode acontecer que o saco gestacional desenvolva um tipo de hematoma, ocasionando seu descolamento.
- Quando há alguma alteração hormonal: durante as fases da gravidez é normal que a mulher tenha muitas alterações hormonais porém, mesmo não sendo tão comum, pode ser que a partir destas alterações haja um hematoma (acúmulo de sangue) no saco gestacional também favorecendo seu descolamento.
- Algumas alterações que podem causar hematoma no saco gestacional são a desregulação do hormônio feminino progesterona bem como pressão alta, o uso de álcool e drogas.
Alguns sinais do descolamento são comuns como dor intensa, sangramento vermelho vivo ou amarronzado. É importante salientar que nem sempre o aparecimento de sangue significa o descolamento do saco gestacional e que é necessário realizar uma avaliação com o seu médico antes de tomar certas decisões.
Quando ocorre o descolamento do saco gestacional, o próprio corpo da mulher começa a se preparar para um aborto espontâneo e quando este descolamento é superior a 50% as chances de ocorrer um aborto espontâneo são grandes.
Não há ainda uma forma de prevenir o descolamento e ele pode ocorrer com qualquer mulher que esteja grávida. Caso ocorra, o médico deverá indicar alguns medicamentos e repouso absoluto durante 15 dias, porém em casos graves, a internação é recomendada.
É possível realizar medição do grau de descolamento do saco gestacional?
Durante a gravidez é comum que o tamanho do saco gestacional aumente devido ao tamanho do embrião, pois se ele está se desenvolvendo, então o saco gestacional deve aumentar para caber.
Nisto, o médico fará uma avaliação do tamanho do saco gestacional baseando-se em uma tabela que contém a idade gestacional (em quantas semanas a grávida está), o diâmetro e a variante (em milímetros).
Porém, quanto a medir o grau de descolamento do saco gestacional, é necessário avaliação através de ultrassom. Se os sintomas confirmarem o deslocamento, através de exames é possível realizar a medição do grau de descolamento e nem sempre ocorre o aborto.
Quais sinais de risco podem estar relacionados ao deslocamento do saco gestacional?
O descolamento do saco gestacional trata-se de um acúmulo de sangue entre o saco gestacional e uma parte da parede do útero e pode ocasionar o aborto espontâneo da mulher pois ele altera o tamanho do local onde o embrião está sendo formado, além de causar muitas dores.
Dependendo da situação, a mulher pode necessitar realizar o processo de curetagem.
Para tratamento do descolamento do saco gestacional é necessário repouso, medicação e acompanhamento do médico. Caso haja corrimento de sangue vermelho vivo ou marrom, é necessário consultar um médico com urgência pois pode se tratar de um descolamento do saco gestacional.
Em alguns casos, a mulher consegue desenvolver uma gravidez normalmente quando o hematoma é curado, contudo, é sempre recomendado avaliação de um profissional.
Se você ama o mundo da maternidade e deseja saber mais sobre esse assunto, não perca nossos próximos conteúdos!