A constipação na gravidez, também conhecida como prisão de ventre, pode acontecer com frequência, mas existem maneiras de evitar isso.
A constipação pode se manifestar com frequência no início da gravidez e piorar com o passar do tempo, conforme o avanço da gestação. Isso ocorre por alguns motivos, mas os principais são o crescimento da barriga, dilatação do útero e outros.
Neste conteúdo você vai descobrir como evitar a constipação na gravidez.
O que é a constipação?
A constipação é o mesmo que prisão de ventre. Isso significa que as fezes estão mais pesadas e é necessário mais esforço na evacuação. O comum é que a evacuação seja feita no mínimo três vezes por semana.

Existem dietas que inevitavelmente interferem no intestino e no funcionamento dele. Quando temos uma dieta equilibrada, com ingestão razoável de líquidos e fibras, a facilidade em evacuar é bem maior.
Quais as principais causas de constipação na gravidez?
Como já mencionado, a dilatação do útero e aumento da barriga são dois dos principais motivos. Além disso, o aumento da progesterona faz com que o relaxamento muscular intestinal diminua.
Até mesmo os suplementos ricos em ferros prescritos para o primeiro trimestre da gravidez podem agravar ainda mais essa condição. Mesmo quem antes não costumava ter dificuldades na evacuação, pode sofrer de constipação na gravidez. Já quem costuma sofrer com isso, pode sofrer ainda mais com o agravamento desse problema.
Como evitar a constipação na gravidez?
A constipação na gravidez traz muito incômodo para a gestante. Por isso é importante consumir mais alimentos ricos em fibra, beber bastante água e evitar alguns tipos de alimentos conhecidos por serem condimentados.
Alimentos condimentados costumam estufar após a fermentação no trato intestinal e dificultam a digestão. Algo que também é muito importante evitar são os laxantes de uso prolongado ou os muito fortes que contêm elevadas quantidades de açúcares.
A primeira coisa que deve fazer para evitar a constipação durante a gravidez é mudar a alimentação. Evite consumir doces, brócolis e outros alimentos condimentados. Os alimentos ricos em fibras são ideais para quem quer evitar a prisão de ventre na gravidez.
Quais os riscos da constipação na gravidez?
Por ser um problema digestivo, a constipação é muito comum na gravidez. Devido ao aumento de hormônio progesterona, aumento da barriga e do útero e outros fatores, muitas vezes pode ser até mesmo inevitável.

Os maiores riscos da constipação durante a gravidez são o surgimento de hemorroidas, inchaço, dor abdominal e, até mesmo, a dificuldade durante a passagem do bebê.
É muito importante buscar evitar ao máximo incômodos ou coisas que podem nos prejudicar ou prejudicar o bebê durante a gravidez. Por isso, busque sempre evitar consumir alguns alimentos que podem causar a constipação e em casos prolongados, converse com seu médico.
Quais alimentos ajudam a evitar a constipação na gravidez?
Como já mencionado, o ideal é consumir alimentos ricos em fibras. Se você já está sofrendo de constipação na gravidez, comece a consumir os seguintes alimentos:
- Legumes;
- Grãos;
- Pão integral;
- Ameixa seca;
- Cereais.
Além disso, é muito importante beber bastante água e outros líquidos para poder evacuar da melhor maneira e sem estresse ou incômodo. Esteja sempre disposta a melhorar a alimentação para ajudar na sua saúde e a do bebê que também é muito importante.
Caso a constipação persista, entre em contato com seu médico para que ele te ajude da melhor maneira possível.