Saiba como aumentar a progesterona naturalmente! Importante hormônio para engravidar!
Para que uma gravidez possa acontecer, certos hormônios são importantes e um desses hormônios é a progesterona, produzida pelo corpo feminino naturalmente.
Contudo, com o passar dos anos, essa produção vai caindo o que pode dificultar um pouco a situação para mulheres que desejam engravidar. Sabemos que, o corpo feminino está sempre se preparando para engravidar e que isso ocorre através do ciclo menstrual.
O ciclo reprodutivo é quando a mulher entra na fase de ovulação. Contudo, para que a ovulação seja bem sucedida e para haver uma gravidez, é necessário a liberação de progesterona.
Pensando nisso, hoje trouxemos aqui o que você pode fazer para aumentar a progesterona naturalmente. Vamos lá?
Como aumentar a progesterona naturalmente? Para que serve?
A progesterona é um hormônio feminino que serve para que haja uma gravidez, pois quando o óvulo é fertilizado (lembrando que a mulher libera apenas 1 óvulo por mês para ser fertilizado), esse hormônio é o que mantém as paredes do útero para que o óvulo se desenvolva e se transforme em embrião. Sendo assim, se os níveis de progesterona estiverem baixos, isso pode atrapalhar para quem uma gravidez aconteça.
Contudo, existem formas de aumentar a progesterona naturalmente tais como o uso de chás e o consumo de certos alimentos.
Alguns dos alimentos que você pode incluir na sua alimentação diária são alimentos com a vitamina B6 como o salmão, o bife de fígado ou a banana.
Alguns chás também podem ajudar a aumentar a progesterona naturalmente como o chá de orégano ou chá de tomilho. O ideal é que você consulte um nutricionista que vai te ajudar a montar uma dieta equilibrada.
Função da progesterona e influência na gravidez
Este hormônio possui um papel central durante o período de gestação, pois é ela quem vai garantir que a gravidez continue.
A progesterona é um hormônio que é liberado em maior quantidade quando a mulher está no período de ovulação e é produzido pelos ovários.
Os ovários enviam maiores quantidades de progesterona para que o embrião possa se desenvolver.
Sintomas da Progesterona Alterada
Existem alguns sintomas que a mulher pode sentir os quais demonstram se os níveis de progesterona estão baixos ou mais altos que o normal. Vamos conhecer quais são esses sintomas.
Progesterona alta
Os sintomas de progesterona alta é inchaço, ressecamento, dor nas mamas, indisposição, fadiga, dentre outros.
A progesterona é considerada alta quando seu nível está maior que 10 ng/ml e é um bom sinal quando a mulher está no período de ovulação, pois significa que ela terá mais chances de engravidar.
Progesterona baixa
A progesterona é considerada baixa quando está abaixo de 10 ng/ml e pode não ser um bom sinal para a mulher que deseja engravidar.
Os sintomas da progesterona baixa também incluem fadiga, falta de libido, insônia, ressecamento vaginal, dores de cabeça, entre outros, contudo a melhor maneira de saber os níveis de progesterona no organismo são através dos testes de laboratório, pois eles irão dizer com mais certeza o que deve ser feito.
Existem formas de repor e de aumentar os níveis de progesterona através de medicação, entretanto, certas medicações provocam alguns efeitos colaterais ruins, por isso, utilizar formas mais naturais de aumentar a progesterona pode ser uma boa opção.
Se você deseja saber mais sobre como aumentar a progesterona naturalmente e outros assuntos sobre o mundo da maternidade, não deixe de acompanhar aqui os nossos artigos.