Saco gestacional de 5 semanas: como é essa fase de gravidez
O saco gestacional é uma estrutura desenvolvida durante a gravidez para proteger o bebê de impactos, nutri-lo, e também auxiliar na troca de gases que irá fazê-lo respirar. Mas você sabe em que fase da gestação surge essa estrutura? Qual a sua importância para a gravidez?
Confira, logo abaixo, mais informações sobre o saco gestacional nas cinco primeiras semanas de gestação.
Entendendo o saco gestacional: o que é
Durante a formação do bebê na barriga são desenvolvidas diversas estruturas, tanto para acomodá-lo no útero quanto para nutri-lo e auxiliar no seu desenvolvimento pleno.
Durante o desenvolvimento do embrião, após uma fecundação bem sucedida, ocorrem diversas etapas microscópicas antes do bebê chegar ao estado de feto — estágio em que o bebê está completamente formado.
Após uma fecundação bem sucedida, ou seja, o encontro do óvulo com o zigoto bem-sucedido, ocorrerá a formação de uma nova célula chamada zigoto. O zigoto irá passar por uma série de divisões celulares e formar diversas células até, enfim, chegar ao blastocisto.
O blastocisto é uma célula diferenciada por ter uma estrutura chamada blastocela — nada mais, nada menos, do que uma cavidade no interior da célula. Nesta cavidade, existe uma estrutura denominada embrioblasto, responsável por realizar a nidação, ou a fixação do que virá a ser um bebê na parede do útero.
Depois da nidação, a estrutura também dará origem ao saco gestacional para o desenvolvimento do bebê. Dentro do saco gestacional há uma estrutura responsável por nutrir e realizar a troca de gases (vesícula vitelínica) que desaparece com o surgimento da placenta, que assumirá essa função.
Como é o saco gestacional com 5 semanas de gestação?
Durante as cinco primeiras semanas de gestação, o saco gestacional pode ter em torno de 10 mm de diâmetro, podendo variar entre um diâmetro de 6 a 16 mm. Por ter um tamanho tão diminuto é muito difícil que se consiga vê-lo, e até mesmo ver o feto como um todo.
Idealmente, o ultrassom — caso não hajam complicações — deve ser realizado quando a gestação já estiver em torno da 8.ª semana em diante.
Quais problemas pode apresentar o saco gestacional?
Caso o feto não se desenvolva após a fecundação o saco gestacional na quinta semana estará vazio. Esta condição também é conhecida como gestação anembrionária.
Um dos principais motivos que levam ao feto a não se desenvolver são as divisões celulares anormais, comumente provocadas por espermatozoides e/ou óvulos de “baixa qualidade”.
Caso a gestante sinta cólicas intensas seguidas de sangramentos de cor vermelho vivo ou marrom podem ser indícios do deslocamento do saco gestacional. Se descolado 50% do saco maiores as chances de aborto espontâneo.
O deslocamento pode ser provocado pelo uso de drogas durante a gestação, alterações hormonais irregulares e esforço físico a mais do que o limite da paciente.
Qual exame que detalha o saco gestacional?
O saco gestacional oferece informações valiosas para o médico sobre as condições daquela gestação.
Durante a primeira ultrassonografia, quando o saco gestacional já puder ser visto, o obstetra avaliará se a estrutura está implantada de maneira adequada; o tamanho e a forma além de saber se o líquido amniótico está cumprindo a sua função.
Qual o tamanho normal do saco gestacional com 5 semanas?
Durante as cinco primeiras semanas de gestação, o saco gestacional pode ter em torno de 10 mm de diâmetro, podendo variar entre um diâmetro de 6 a 16 mm.
É possível ver o bebê com 5 semanas no saco gestacional?
Antes do primeiro mês o máximo que poderá ver, e se conseguir ver, é o saco gestacional mais visível durante a sexta semana.
O coração do bebê, no entanto, começa a bater por espasmos involuntários apenas perto dos dois meses após o início da gestação.
O que é a gravidez Anembrionada?
Um dos motivos pelos quais o ultrassom prematuro pode ser buscado é a gravidez anembrionada — ocorre a fertilização, mas por algum problema durante esse processo e se forma apenas o saco gestacional vazio — popularmente conhecida como o aborto espontâneo.
Caso o corpo da própria paciente continuar com crescimento na atividade hormonal deve-se realizar a curetagem: um procedimento para retirar os restos mortais caso o corpo não os excrete naturalmente.
Meta descrição: confira como é o saco gestacional durante a fase de cinco semanas da gravidez, qual a sua importância e como mantê-lo saudável para uma gestação sadia. Saiba o quais são os hábitos que podem levar a um saco gestacional fora do lugar adequado e, por consequência, a uma gravidez de risco.