Rins em ferradura: o que é e quais as consequências?
Há uma grande chance de você nunca ter ouvido sobre rins em ferradura, afinal, não é um problema comum para as pessoas. Entretanto, é um dos problemas renais mais comuns e as porcentagens mostram que menos de 0,25% da população no geral sofre com esse problema, cerca de 1 a cada 400 pessoas.
Entretanto, existem muitas dúvidas em relação a essa anomalia e até mesmo há quem pergunte se isso é contagioso. Para descobrir esses e mais outros questionamentos sobre o problema e contraindicação, continue a ler o texto.
O que é o Rins em Ferradura?
Para início de conversa, os rins em ferradura são basicamente a junção das partes de dois rins através de um aumento considerável em sua massa. Esse problema será, na grande maioria das vezes, um resultado de uma má formação, portanto, não é um problema que se pode pegar através de outra pessoa.
Uma curiosidade é que os rins em ferradura são aceitáveis para doação, mas são raramente usados, pois o seu processo de retirada e de transplante são mais difíceis e mais demorados que os convencionais.
Rins em Ferradura: ao que está associado?
Como já disse, o problema de rins em ferradura é resultado de uma má formação. No entanto, alguns pesquisadores estudam a possível formação do problema através de outros como hipertensão renovascular, nefrolitíase, entre outras questões que podem interferir no surgimento da complicação.
Como pode ser diagnosticado?
Antigamente, eram usados exames radiológicos, mas, o método mais comum de se diagnosticar rins em ferradura atualmente é através de um teste que usa ultrassonografia para simular um istmo.
Vale lembrar que como quase não há sintomas de dor ou algo que ganhe grande destaque rapidamente, os rins em ferradura são detectados na maioria das vezes por pura sorte, através de um exame.
Qual o tratamento para o Rins em Ferradura?
De maneira geral, não há necessidade de um tratamento muito específico, pois os rins conseguem manter as suas funções normais. Deve-se, no entanto, ter cuidado quando for realizar algum tipo de cirurgia ou operação delicada para evitar complicações no aparelho renal.
Rins em Ferradura: que complicações podem acarretar
Quando os rins se encontram nesta forma, existe um risco muito mais alto de se ter complicações no órgão como traumas, doenças próprias do órgão, litíase renal e até formação de tumores.
Além desses problemas, uma outra complicação comum entre os rins em ferradura são as constantes más drenagens do sangue, coisa que pode até internar o paciente caso não seja tratado corretamente. A prova de que caso seja detectado, deve se tratar o mais rápido possível e o constante acompanhamento médico é indispensável.
Saúde dos rins e alimentação: como estão associados
Para uma boa saúde renal, é indispensável principalmente o consumo de água. Talvez manter a quantidade diária de água ingerida entre 2 litros já irá dar uma grande ajuda pois os seus rins utilizam do líquido para a melhor filtragem das impurezas do sangue e ajudar na menor concentração da urina por parte do rim.
Quanto a alimentação, comidas que possuem altas quantidades de sódio como é o caso de embutidos como presunto, mortadela e derivados, devem ser evitados o máximo possível, pois a sua alta carga de sal faz com que os rins tenham uma maior sobrecarga para a filtragem, podendo levar até a falência do órgão. Uma alimentação que reveze entre nutrientes é o mais adequado para a situação.
Com isso, finalizamos a abordagem. Espera-se que você agora tenha noção de como se formam os rins em ferradura e saiba como tratar esse problema. Se gostou do texto, compartilhe para colaborar com a divulgação e para mais conteúdos como esse, continue a ver os posts do site.