O desejo de toda gestante é ter uma gravidez saudável e tranquila, por mais que se fale dos estresses e conflitos que podem ocorrer durante a gestação, é possível fazer paz nesse momento e aproveitá-lo ao máximo e tudo depende das suas escolhas.
Confira 3 dicas para ter uma gravidez saudável, e não ter preocupações com a saúde do seu bebê.
Quais são as 3 dicas para ter uma gravidez saudável?
Para ter uma gravidez saudável é importante lembrar que nessa hora você não deve pensar somente em você e muito menos somente no seu bebê, afinal é preciso pensar em conjunto.
Pois às vezes o que você não acha necessário, é fundamental para a evolução do seu bebê, ao mesmo tempo que sua saúde é mais do que importante nessa gestação. Confira abaixo 3 dicas que podem te auxiliar para ter uma gravidez saudável:
Faça o pré-natal
O pré-natal precisa ser iniciado assim que sua gravidez for descoberta, um acompanhamento médico é feito de acordo com a evolução da gestação onde exames são realizados para verificar se está tudo bem com a futura mamãe e seu bebê.
Sífilis, anemia, diabetes gestacionais e infecção urinária são exemplos de doenças que o pré-natal ajuda a detectar. Por isso, sempre esteja com suas consultas em dia.
Cuide da sua mente
Seu corpo todo está mudando, isso é um fato. Além da barriga crescendo e as roupas ficando cada vez mais difíceis de entrar, seus hormônios estão alterados e com isso seu emocional oscila frequentemente, mas estar grávida não precisa ser estressante, foque no lado bom e especial desse momento.
Mas, assim como deve cuidar da sua saúde física, sua saúde mental também precisa de atenção, por isso fazer meditação, yoga ou alguma atividade física pode te ajudar a aliviá-la.
Equilibre sua dieta
Ninguém é feliz comendo mal, muito menos uma gestante. Para ter uma gravidez saudável, atente-se ao que você anda comendo. Mas se render às besteirinhas e ter fast-foods em seu cardápio pode ser sinal que sua mente não está em harmonia também. Nada de “comer por dois”, coma o que tiver vontade mas com moderação e equilíbrio viu?
Além disso, se mantenha hidratada, se você naturalmente tem dificuldades em consumir água diariamente, acrescente em sua rotina alimentos ricos em água para que essa hidratação possa ser mantida.
Como diminuir os riscos de complicações durante a gravidez?
Para manter sua gravidez saudável e minimizar os riscos de complicações, é fundamental que se adapte a uma rotina de cuidados essenciais para esse momento tão especial.
Manter uma dieta equilibrada, praticar exercícios que são liberados para gestantes e ter uma rotina de sono regulada são algumas medidas que podem te ajudar.
Quais os sinais de complicações durante a gravidez?
Uma gravidez saudável significa estar livre de complicações, elas podem aparecer logo nos primeiros meses da gestação e por isso é importante estar atento a alguns sinais como:
Sangramento pela vagina
Esse sangramento não é comum durante a gravidez e pode ser indicativo de um aborto espontâneo ou até mesmo uma possível gravidez ectópica que é quando o bebê está se desenvolvendo fora do útero, ao sinal de sangramento pela vagina, procure um médico.
Contrações uterinas
As contrações uterinas são um reflexo do parto que está se aproximando, os movimentos gerados por elas abrem o colo do útero para a passagem do bebê, mas isso só deve acontecer no final da gestação, ok? Ter contrações uterinas antes do tempo pode ser sinal de uma complicação.
Não sentir o bebê se mexendo
Os bebês começam a se mexer a partir da 16º semana de gestação, podendo ser um pouco antes ou depois, mas a partir disso seus movimentos vão aumentando. Por isso não senti-lo por mais de 1 dia é um alerta vermelho e não só isso, fique de olho também se os movimentos do seu bebê estão se limitando a menos de 4 por hora.
É claro que você conhece o seu corpo, mas a gravidez é recheada de sensações diferentes então se observe, fique atenta aos sinais do seu corpo e ao menor indício de que algo não está do jeito que deveria, procure um médico.
O que evitar durante a gravidez?
Algumas coisas podem virar inimigas da sua saúde durante a gravidez isso porque além de trazerem risco para você, podem trazer riscos ao seu bebê também. Então durante a gravidez é importante evitar:
- Bebidas alcóolicas;
- Tabagismo;
- Alimentos com cafeína;
- Refrigerantes.
Caso você ainda esteja em dúvida sobre outros alimentos que devem ou não ser consumidos, procure seu médico e converse com ele sobre o que é mais indicado, assim você terá uma gravidez saudável e segura.
Sobretudo para ter uma gravidez saudável e tranquila, siga as recomendações do seu médico da forma mais criteriosa possível, esse momento é único e deve ser desfrutado ao máximo por você e claro, continue acompanhando o Manual da Fralda para ter acesso a dicas e conteúdos incríveis para a sua gestação.