No contexto atual as pessoas se dividem em basicamente dois grupos, as que já tem filhos e não querem e as que querem ter mais filhos e não conseguem ou têm medo da frustração de tentar e não conseguir o próximo ou até mesmo de enfrentar problemas financeiros e psicológicos.
E é por isso que o ideal seria que o casal se planejasse, pois assim diminuiria essas dúvidas e questões. Nem sempre dá tempo de se planejar, mas veremos hoje dicas de planejamento e facilitação, para quem tem medo de como será a rotina e para quem tem dificuldade para engravidar.
Como ter mais filhos?
Caso a gravidez não aconteça repentinamente, temos algumas coisas para pensar antes de tomar a decisão do segundo filho, como: se planejar financeiramente, a rotina e não podemos esquecer também do primeiro filho, como ele vai se sentir com tudo isso e como ele está antes que tudo isso aconteça, porque será uma mudança muito grande.
É certo que se formos esperar o momento certo para ter o segundo filho esse momento pode não chegar, pode não existir um momento perfeito, porém se conseguir equilibrar as coisas é possível se preparar.

Embora a mãe esteja na segunda ou terceira gestação, essa experiência de ser mãe é única, nenhuma gravidez vai ser igual a outra, então se a mãe tem algum medo porque sentiu muito algo na primeira gestação pode ser que na segunda ela não sinta tanto as coisas, como enjoo.
É preciso se atentar também à nova rotina quando o bebê chegar, pois, os pais deverão se dividir para dar atenção às duas crianças, a fim de que o primeiro filho não se sinta deixado para trás, então é legal sempre incluí-lo nas atividades e na nova rotina.
Deve-se considerar então:
- O primogênito
- A rotina
- O planejamento financeiro
Lembre-se disso antes de qualquer coisa.
O que prejudica a gravidez?
Uma das poucas coisas que podem complicar a segunda gravidez é se ela ocorrer em até 6 meses da primeira gestação, principalmente se a primeira gestação foi cesárea, pois pode romper o útero durante a gestação atual, mas se a primeira gestação for por parto normal dificilmente haverá problemas.

Outras coisas que prejudicam uma gravidez saudável são: o uso excessivo de açúcar, álcool e alimentos crus. Legumes e frutas devem ser lavados muito bem, pois contém microorganismos que podem fazer mal o bebê. A cafeína e o tabagismo também são muito prejudiciais.
O que fazer para engravidar mais fácil?
Algumas mulheres utilizam algumas estratégias que ajudam e facilitam a gravidez, a primeira é: ter relação sexual com seu parceiro durante o período fértil. Muitas pessoas não sabem, mas não é em qualquer momento que o seu útero está propício para ovular, então precisa ser no período fértil.
Algumas preferem relação até 3 dias antes do dia mais fértil, que caso você não saiba pode ser calculado com aplicativos encontrados facilmente na internet.
Alimentar-se bem, ingerindo vou bastante vitaminas, minerais e evitando carboidratos, fast food e etc. Fazer exercícios regularmente também pode ajudar muito seu corpo nesse período.