Quem tem menstruação irregular pode engravidar?

0

Muitas mulheres têm sua menstruação irregular, que é quando a duração do ciclo menstrual tem uma variação maior de dias, de mês para mês. Normalmente um ciclo menstrual regular tem 28 dias, porém existem ciclos regulares com outras quantidades de durações.

Com menstruação irregular pode engravidar normalmente?

Ter a menstruação irregular não significa que a mulher seja infértil, o que pode acontecer é que a mulher tenha mais dificuldade para engravidar por não saber o dia certo de sua ovulação.

Se a menstruação irregular for causada por anovulação, o médico deverá ser consultado para ele analisar as possibilidades de tratamentos. Se for causada pela SOP por exemplo e a mulher quiser engravidar, o tratamento deve ser feito por indutores de ovulação.

Com menstruação irregular pode engravidar normalmente?
Fonte/Reprodução: original.

A menstruação irregular pode ter várias causas, e pode até ser sintoma de algum problema, por isso deve ser investigado pelo médico, para não ocorrer infertilidade na mulher.

Sintomas da menstruação irregular

Esses são os principais sintomas de uma menstruação irregular:

  • Perda de sangue em excesso;
  • Menstruação vindo em intervalos maiores que 35 dias ou menores que 21 dias;
  • Cólica intensa;
  • Fluxo de sangue com intensidade que varia de um mês para o outro;
  • Irritabilidade excessiva;
  • Variação no aumento e diminuição da composição corporal;
  • Ausência de libido.

Esses são os sintomas.

Sintomas da ovulação com menstruação irregular

Com a menstruação irregular, fica mais difícil prever o dia da ovulação, mas existem alguns sinais que dá para identificar se você está ovulando, que são:

  • Aumento da libido;
  • Dor logo abaixo do ventre, como uma leve pontada;
  • Elevação da temperatura corporal;
  • Secreção vaginal com aspecto semelhante a clara de ovo.

Mas você pode fazer um teste de ovulação para confirmar a ocorrência.

O que pode causar a menstruação irregular?

Grande parte das mulheres possui a menstruação irregular, e além desse fato ocorrer por alterações hormonais, existem vários outros motivos para esse desequilíbrio acontecer, como atividades físicas intensas, estresse e doenças por exemplo.

Alterações alimentares

Alterações alimentares é uma das principais causas de menstruação irregular, pois causadas muitas vezes por distúrbios como anorexia ou bulimia, ou até mesmo por dietas com muitas restrições, fazem com que o organismo não produza energia suficiente, prejudicando a produção e a regulação dos hormônios que a mulher necessita para poder engravidar.

Alterações hormonais

Existem alguns problemas que causam alterações hormonais, consequentemente acaba desregulando o ciclo menstrual, como por exemplo:

  • Síndrome dos ovários policísticos;
  • Hipertireoidismo;
  • Hipotireoidismo;
  • Hiperprolactinemia.

Essas são as alterações hormonais.

Atividade física em excesso

Atividades físicas fazem muito bem à saúde, e até contribui para a fertilidade tanto do homem quanto da mulher, porém, em excesso pode prejudicar e acabar resultando em uma menstruação irregular. Isso porque o excesso de atividade física diminui a quantidade de gordura corporal que é algo essencial para a produção de hormônios, dessa forma o ciclo menstrual fica irregular.

Doença

Doenças como tumores, endometriose ou miomas uterinos, por exemplo, podem afetar os ovários e o útero, afetando todo o processo do ciclo menstrual, causando a menstruação irregular.

Estresse

Alterações emocionais, estresse, ou até mesmo ansiedade prejudicam a produção dos hormônios cortisol e adrenalina, muito importantes para o funcionamento do ciclo menstrual. A baixa produção desses hormônios acabam ocasionando em uma menstruação irregular.

Medicamentos

Os remédios como ansiolíticos ou antidepressivos, ou seja, que atuam no sistema nervoso, por agirem nos mesmos receptores cerebrais dos hormônios que controlam o ciclo menstrual, podem gerar uma menstruação irregular.

Medicamentos
Fonte/Reprodução: original.

Também é o caso do anticoncepcional quando não é tomado da maneira correta, e até mesmo a pílula do dia seguinte, por sua grande quantidade de hormônios, também causa uma menstruação irregular.

Em quais casos de menstruação irregular é aconselhável procurar por um médico?

Quando mulheres em seus períodos reprodutivos, ou seja, com uma faixa etária de 15 a 44 anos, têm uma menstruação irregular com intervalos de mais de 45 dias, ou até mesmo nem menstruam, devem se consultar com um médico. Para quem tem ciclos mais curtos, menos de 21 dias, com menstruação durando até 2 dias ou mais de 7 dias, também devem procurar um médico.

Por mais que a menstruação irregular não seja um problema em si, quando acompanhada de outros sintomas, deve-se ligar um alerta vermelho e consultar um médico para que ele investigue o caso.

Deixe uma resposta