Embora muitas pessoas pensem que queimação na barriga pode ser um sinal de gravidez, a verdade não é bem assim. A queimação na barriga na gravidez pode acontecer sim, devido a alguns fatores, porém existem muitos outros motivos que não necessariamente seja gravidez.
Quando a queimação na barriga pode ser sinal de gravidez?
Quando a queimação na barriga vem acompanhada de outros sintomas como atraso menstrual, náuseas, vômitos, sensibilidade nas mamas, cansaço e inchaço, provavelmente a mulher estará grávida, mas se esse não é o caso, existem outros motivos para explicar a queimação na barriga.
Quais as causas mais comuns de queimação na barriga?
Os motivos mais comuns que causam queimação na barriga são os seguintes:
- Úlcera;
- Tabagismo;
- Alimentos gordurosos e ácidos;
- Estresse;
- Doença de refluxo gastroesofágico;
- Gastrite;
Agora que entende melhor as causas, vamos pensar um pouco nas medidas para minimizar esse desconforto.
Como reduzir a queimação na barriga na gravidez?
Existem algumas dicas que você pode implementar na sua dieta que podem aliviar a queimação na barriga durante a gravidez, como comer em menor quantidade e mais vezes ao dia. O mais indicado é a pessoa comer a cada três horas, podendo ser refeições ou lanches saudáveis.
Tome cuidado com as bebidas! Evite beber líquido durante as refeições, também é bom evitar bebidas quentes ou com gás, e caso queira tomar um chá, dê preferência ao chá de hortelã ou tome um suco de batata, que ajudam a aliviar a azia e queimação no estômago.
Outra dica é comer pão puro, pois ajuda a absorver um pouco do ácido estomacal. É importante também evitar alimentos gordurosos, e não ir dormir logo após uma refeição, o ideal é esperar de 2 a 3 horas.
A azia pode ser responsável pela queimação na barriga durante gravidez?
Sim, e é algo super comum de acontecer durante a gravidez, porém não deve ser visto como um problema pequeno, visto que gera tanto desconforto e dor, e pode atrapalhar muito na hora de dormir.
Na gravidez muitas coisas mudam no corpo da futura mamãe, e em muitos casos, é só na gravidez que a mulher tem azia pela primeira vez. A boa notícia é que existem formas de obter alívio, mas é importante ressaltar que na gravidez deve-se tomar muito cuidado com os remédios que são ingeridos, tudo tem que ser com acompanhamento médico.
O que provoca a azia na gravidez e quais sintomas?
Como saber se estou com azia? A sensação mais comum é uma queimação bem no centro do peito, que pode ir para a garganta e te fazer sentir um gosto amargo e azedo. A azia atinge principalmente mulheres no terceiro trimestre da gestação.
A azia ocorre quando o ácido estomacal sobe para o esôfago, e na gravidez isso é comum de acontecer por dois motivos:
Hormônios
Durante a gravidez é aumentada a produção do hormônio chamado progesterona, que ajuda o corpo a se preparar para o parto, porém ele também acaba relaxando o anel muscular que fica na base do esôfago, o que acaba fazendo com que o ácido gástrico suba para o esôfago.
Alterações Anatômicas
Conforme o bebe vai crescendo na barriga da mãe, o útero vai se expandindo e pressionando a área envolta do estômago, o que acaba afetando o funcionamento do anel muscular na base do esôfago.
Como aliviar a azia na gravidez?
Para aliviar a azia na gravidez a mulher pode adotar mudanças tanto na dieta como nos hábitos de estilo de vida. Na dieta, como já foi dito, é importante evitar alimentos gordurosos e fazer refeições com pouca quantidade. Também é importante evitar chás, cafés ou outras bebidas que também contenham cafeína.
E nos hábitos de estilo de vida é importante se preocupar em manter um peso saudável, aumentar a cabeceira da cama uns 15 centímetros e evitar refeições perto da hora de dormir também ajuda muito a aliviar os sintomas.
Lembrando que caso queira tomar algum remédio para aliviar a azia, consulte seu médico que estará te acompanhando na gravidez. Nunca se automedique, pode ser perigoso para o seu bebê.