Que plantas pode ter no quarto do bebê?

0

O contato com a natureza é um dos remédios naturais mais potentes para o ser humano, entretanto, com a vida cada vez mais urbanizada, sabemos ser difícil estar em contato com plantas e outros componentes da natureza. Por isso, uma tendência que tem se popularizado cada vez mais é a da planta doméstica.

O ato de transformar sua casa ou apartamento em um pequeno pedacinho da floresta tem ganhado cada vez mais adeptos, e muitas pessoas estão passando a decorar até mesmo o quarto dos bebês com plantas. Entretanto, é necessário saber sobre alguns cuidados que devem ser tomados na hora de escolher as plantas que irão decorar o quarto do seu pequeno. Vejamos quais são eles a seguir.

O que saber na hora de escolher a planta para o quarto de bebê?

Muitas pessoas têm uma crença que vem dos mais antigos de que ter uma planta no quarto pode “sugar” o oxigênio do ambiente e deixá-lo repleto de gás carbônico, o que seria prejudicial para a saúde. Entretanto, o que ocorre é justamente o contrário.

O que saber na hora de escolher a planta para o quarto de bebê
Fonte/Reprodução: original

As plantas, durante o dia, fazem o processo de fotossíntese, absorvendo o gás carbônico e liberando oxigênio no ambiente. Durante a noite, elas consomem um pouco do oxigênio gerado ao longo do dia, entretanto, a quantidade é completamente irrelevante – menor até mesmo do que a quantidade de oxigênio que um bicho de estimação feito um cachorro ou um gato consomem.

Entretanto, isso não significa que toda planta seja adequada para estar no quarto do bebê. Algumas delas podem ser prejudiciais.

A planta vai impactar na saúde do bebê?

Sim, geralmente, irá impactar de forma positiva. Algumas delas têm efeito calmante, elas podem filtrar o ar do ambiente, deixando-o mais puro, além do próprio efeito psicológico que um lugar bonito tem na mente tanto das crianças quanto dos adultos.

Contudo, como dissemos anteriormente, algumas plantas podem ser tóxicas para o bebê, e estas devem ser evitadas a todo custo em prol da saúde da criança.

A planta pode causar alguma reação alérgica no bebê?

A depender da planta, sim, pode haver uma reação alérgica. Por isso é interessante evitar flores que liberem pólen, ou qualquer planta que possua um cheiro forte e/ou irritante.

Related Posts
1 De 124

5 plantas para colocar no quarto do bebê

As cinco plantas mais recomendadas para se pôr no quarto dos pequenos são:

  • Lavanda
  • Lírio-da-paz
  • Camomila
  • Árvore-da-felicidade
  • Bambu-da-sorte

Estas não são tóxicas para os pequenos, não precisam de cuidados tão intensos, além de serem muito bonitas. Ainda sim, sempre que possível, é interessante deixar as plantas em um local onde os bebês não possam alcançá-las, assim se evita de ocorrer algum acidente.

Quais plantas evitar no quarto do bebê?

Plantas tóxicas no geral, como por exemplo o copo-de-leite, bico-de-papagaio, comigo-ninguém-pode, entre outras. A ingestão dessas plantas é altamente tóxica para humanos e deve ser evitada a todo custo.

Quais plantas evitar no quarto do bebê
Fonte/Reprodução: original

Plantas que derrubem folhas, que cresçam demais, que possuam espinhos, que liberem pólen, ou que exijam cuidados muito delicados também devem ser evitadas no quarto dos pequenos.

Quais os benefícios de se ter uma planta no quarto do bebê?

Como mencionado anteriormente, além do efeito positivo causado por estar em um ambiente bonito, as plantas podem filtrar gases tóxicos que estão muitas vezes presentes em materiais comuns, como a cola dos papéis de parede ou a tinta dos armários.

Além disso, certas plantas como a camomila e a lavanda possuem efeito calmante. A própria terra molhada também possui um aroma que tem efeito tranquilizante. Há ainda muitos outros benefícios que são específicos de cada planta, mas esses são os benefícios gerais.

Esperamos que essas dicas tenham sido úteis para que possa escolher a planta ideal para pôr no quarto do seu pequeno. Sabemos que todo cuidado com eles ainda é pouco, mas com essas informações, certamente agora você conseguirá escolher a melhor planta para obter o maior número possível de benefícios.

Deixe um comentário