Quanto tempo uma mulher deve tentar conceber antes de procurar ajuda médica?
Uma dúvida recorrente para as mulheres que desejam engravidar, é “por quanto tempo uma mulher deve tentar conceber antes de buscar ajuda profissional”? Essas tentativas têm um prazo, e após isso, diversas avaliações e exames precisam ser feitos para entender se existe algum tipo de problema com o casal.
Entenda mais sobre fertilidade, dificuldades de engravidar e quanto tempo uma mulher deve tentar conceber antes de buscar ajuda médica a seguir.
Quanto tempo uma mulher deve tentar conceber?
Antes de saber quanto tempo uma mulher deve tentar conceber, é importante entender que não existe tempo certo ou prazo ideal para que o casal consiga engravidar naturalmente. Na maioria dos casos, os casais tentantes obtêm sucesso em cerca de 6 meses a 1 ano.
Porém, é necessário saber que após os 35 anos, as mulheres podem enfrentar mais dificuldade em engravidar. Por isso, caso não consiga engravidar naturalmente em até 6 meses, o recomendado é buscar ajuda médica.
Quando procurar ajuda médica?
Os casais que desejam engravidar podem procurar ajuda médica antes mesmo de começar as tentativas. Esse processo é de grande ajuda para fazer exames, realizar suplementações e orientações para que as tentativas tenham maiores chances de darem certo.
Porém, caso não tenha sido realizada essa consulta inicial, os casais com menos de 35 anos devem procurar ajuda médica após 1 ano de tentativas, e os casais com mais de 35 devem se consultar com profissionais após 6 meses.
Qual médico procurar ao querer engravidar?
Caso você tenha ultrapassado ou esteja perto de ultrapassar a indicação de quanto tempo uma mulher deve tentar conceber, existem alguns profissionais de saúde que você pode recorrer para investigar e realizar o acompanhamento. Como:
Obstetra
Essa é uma área da medicina que atende especificamente a reprodução feminina, além de ser a área responsável pelo acompanhamento da gestação e do parto. Os médicos obstetras são os responsáveis pelo acompanhamento da gravidez, analisar os exames e aspectos patológicos e fisiológicos da gestação.
No caso dessa área da medicina, após o exame positivo, é quando esse profissional entra em ação na vida da gestante, para acompanhar de perto o desenvolvimento da gravidez.
Ginecologista
Já os médicos ginecologistas acompanham a mulher por toda sua vida, afinal, a função desses profissionais é cuidar da saúde da mulher e principalmente de seu sistema reprodutivo. Normalmente, esse é um profissional que a mulher tem um relacionamento mais próximo e mais facilidade de conversar assuntos íntimos.
Por ser o responsável de cuidar do sistema reprodutor da mulher, caso você enfrente dificuldades de engravidar, esse é o primeiro profissional que deve ser consultado. Além de exames patológicos, também serão realizados exames físicos que possam indicar algum problema, e caso esteja tudo certo com a saúde geral da mulher, pode ser indicado outro especialista para um acompanhamento mais direcionado.
Especialistas em Reprodução Humana
Essa é uma área onde os médicos ginecologistas e obstetras passaram por uma especialização focada na área da infertilidade. Por conta disso, seu objetivo é identificar possíveis problemas e auxiliar os casais a conseguirem uma gestação.
Esse profissional deve ser procurado em casos onde a mulher não conseguiu engravidar naturalmente entre 6 meses e 1 ano, mas também é recomendado para pessoas que:
- Desejam congelar óvulos;
- Casais que querem uma gravidez programada;
- Pessoas que vão começar um tratamento contra o câncer;
- Casais homoafetivos que desejam se tornar pais.
É uma área de atuação bastante extensa, justamente por ser focada em realizar a reprodução humana de diversos públicos.
Independente de quanto tempo uma mulher deve tentar conceber, é sempre importante os casais estarem com seus exames anuais em dia, pois dessa forma, caso ocorra algum problema, ele já é identificado logo de cara, para dar início ao tratamento e conseguir uma gravidez de sucesso.