Quantas semanas leva para a genitália do bebê tá formada?
A gestação é marcada por diversas etapas de desenvolvimento do bebê, e com isso a mãe fica ansiosa para saber se está tudo bem e quando o sexo poderá ser revelado.
Está ansiosa? Mantenha a calma que nós iremos contar com quantas semanas a genitália do bebê está formado e qual exame é mais preciso.
Sexagem fetal: quando o exame é mais eficiente
A sexagem fetal é mais forma mais rápida de descobrir e possui baixa porcentagem de erro. A partir de 8 a 9 semanas já pode ser feito para indicar o sexo do bebê.
A mãe tem o seu sangue coletado para ser analisado. Nele contém fragmentos do DNA do embrião, que determinam o sexo.
Entendendo o calendário de gestação: o que ocorre nas semanas
A gestação é contada em semanas, e cada 4 semanas completa um mês. Essa é a forma mais precisa de contar para não se perder as datas corretas para realizar os exames.
Como foi dito anteriormente, o desenvolvimento do bebê é composto por várias etapas e cada semana ocorrem mudanças significativas. Veja abaixo quais são elas e quando acontecem:
- 2 semanas: Período onde costuma ocorrer a descoberta da gravidez devido ao atraso menstrual. Sendo provável que a fecundação deve ter acontecido aproximadamente duas semanas depois da sua menstruação anterior.
- 5 semanas: O ultrassom já consegue detectar o saco gestacional, e o embrião mede cerca de 0,4 mm.
- 7 semanas: Está com o tamanho comparada a uma uva, e pode ser escutado os batimentos cardíacos.
- 8 semanas: Período que permite a realização do exame de sexagem fetal.
- 13 semanas: Época de fazer a ultrassom morfológico (ou translucência nucal) do primeiro trimestre onde é possível ver o bebê e o descobrir o sexo.
- 16 semanas: Nessa semana o bebê já está com um tamanho comparado a uma pêra.
- 20 semanas: A mãe começa já sente os primeiros movimentos do bebê na barriga.
- 22 semanas: Deve ser realizado a segunda ultrassom e verificar o tamanho do colo do útero para evitar um parto antes da hora certa.
- 27 semanas: A partir da 24ª semana pode ser feita a ultrassom 3D ou 4D (até 29 semanas), começa a crescer os cabelos do bebê e movimentar os olhos para abri e fechar.
- 28 semanas: Ideal para realizar a ecocardiografia fetal.
- 32 semanas: São realizados os exame de Dopplervelocimetria e Perfil Biofísico Fetal para analisar a vitalidade do bebê.
- 34 semanas: Mesmo com a chance de parto antes do período determinado, as chances de sobrevivência são maiores.
- 36 semanas: O bebê não é mais prematuro
- 40 semanas: Data prevista para o nascimento.
Agora que entendemos o calendário da gestação, vamos seguir com outras informações importantes.
Genitálias do feto: quantas semanas para estar formada
A sua maior curiosidade deve ser “em quantas semanas a genitália do bebê tá formado?”. Então vamos responder essa dúvida. Na 10ª semana o tubérculo genital começa a se diferenciar em vagina no caso das meninas ou em pênis nos meninos.
A partir da 13ª semana o sexo do feto pode ser visualizado através do ultrassom. Caso ocorra algo que interfira essa identificação, é só esperar a próxima ultrassom para o médico tentar novamente.
Como é o exame de ultrassom para saber o sexo do bebê?
Um aparelho de ultrassom gera ondas sonoras que formam a imagem, permitindo mostrar o bebê no útero da mãe. Esse exame possibilita o médico verificar a anatomia, tamanho e sexo.
Entre a 11ª semana e a 14ª semana , a gestante deve fazer o exame de translucência nucal para saber se o bebê possui alguma má formação ou síndrome. Ele é executado durante a ultrassom, então pode ser agendada na 13ª semana para ter mais chance de ver o sexo.
O que pode atrapalhar a identificação do sexo do bebê?
O sexo do bebê pode ser difícil de identificar pela: posição do feto impedindo a visualização, obesidade materna, posição do útero e qualidade da máquina de ultrassom utilizada.
Converse com o médico que você escolheu para te acompanhar, ele poderá tirar todas as suas dúvidas e aconselhar da melhor forma.