Quando a anestesia é necessária?
Durante a gravidez surgem diversas dúvidas e receios, um deles é o possível uso da anestesia durante o parto. A dúvida gerada é se a anestesia faz mal para o bebê, quais cuidados específicos devem ser tomados, entre diversos outros.
Muitas das dúvidas que surgem durante a gravidez, estão relacionadas ao que faz mal para o bebê e para a mãe, o que é ou não proibido no período gestacional e, quando se pensa no momento do parto, é normal que a grávida tenha receio de precisar da anestesia.
Neste conteúdo você vai ver quando a anestesia é necessária, quais são os tipos de anestesia, como funciona e muito mais.
Quando a anestesia é indicada?
A anestesia é indicada quando a gestante não consegue suportar a dor durante o trabalho ativo de parto. Isso significa que em parto normal, por exemplo, o médico indica somente em caso de necessidade, o que não está, necessariamente, ligado à dilatação.
Além disso, em caso de partos cesarianos o uso da anestesia será obrigatório. Isso porque é um procedimento cirúrgico mais invasivo, que abrirá o útero através de uma incisão para retirar o bebê pelo abdômen.
No pós-parto pode ser aplicada uma anestesia local na região externa do canal, se for preciso pontear lacerações ou episiotomias.
É fundamental para qualquer pessoa que precisa fazer algum procedimento médico saber como funcionam as anestesias, já que estas são utilizadas até mesmo em procedimentos mais simples, como a extração de dentes, mas tem diversos tipos e aplicações em procedimentos médicos e cirúrgicos.
Quais os tipos de anestesia?
Existem diversos tipos de anestesia. Esse tipo de procedimento é utilizado para que o outro procedimento médico possa ser feito sem dor. Isso inclui, obviamente, os cirúrgicos que são os mais delicados.
Veja abaixo quais são os tipos de anestesia:
Anestesia local
Na anestesia local, apenas o local do procedimento médico é adormecido e esse é utilizado em casos mais simples, sem necessidade de incisões mais profundas.
Anestesia regional
A anestesia regional é utilizada para que apenas um membro do corpo fique anestesiado. Nesse procedimento, não ocorre perda de consciência e ele é muito comum, inclusive em partos, que precisam adormecer apenas a região de cintura para baixo.
Sedação
Nesse procedimento o paciente perde a consciência por um tempo e é utilizado para alguns exames como endoscopia e colonoscopia.
Anestesia Geral
Esse procedimento é o mais forte e utilizado para cirurgias mais delicadas e demoradas. O paciente fica sem consciência e ele deixa o corpo todo sem sensibilidade à dor.
Como funciona a anestesia?
No geral, a anestesia foi criada para diminuir a dor durante procedimentos médicos, sejam eles simples ou mais complexos e delicados. Por isso, é importante entender e conhecer cada tipo de anestesia e seus possíveis efeitos antes de qualquer cirurgia.
Quais os riscos da anestesia na gestação?
Existem alguns riscos no uso da anestesia durante a gravidez, alguns deles são o parto prematuro, malformação do bebê e, até mesmo, aborto espontâneo. Isso varia de acordo com o tipo de sedação e procedimentos aos quais a gestante será submetida e para saber se a situação envolve algum risco, é preciso consultar com o seu obstetra.
Quais anestesias são permitidas na gravidez?
Na gravidez a anestesia ideal é a lidocaína, ela é a mais apropriada para o uso em gestantes. Os anestésicos que não são apropriados são a articaína e prilocaína, ambos podem causar metahemoglobinemia, que pode provocar alterações congênitas para o feto e para a mãe.
Por isso, é muito importante se atentar a isso. Afinal, mesmo que seja algo criado para facilitar nossas vidas, elas também podem de alguma forma, prejudicar.
Posso tomar anestesia de dentista durante a gravidez?
Em alguns procedimentos odontológicos como a extração, por exemplo, é utilizado anestesia. Gestantes podem tomar anestesia nesses casos, porém elas não podem conter quaisquer substâncias vasoconstritoras.
Existem cuidados super importantes que devem ser tomados durante a gestação. No fim, o importante é que mãe e bebê permaneçam bem.
É extremamente importante se preocupar com cada detalhe relacionado a você e ao seu bebê, então se atente sempre a tudo relacionado a sua gestação e ao bebê e caso de quaisquer dúvidas, não hesite em questionar seu médico.