Qual o tratamento mais eficaz para a infertilidade?
O tratamento mais eficaz para a infertilidade depende de cada ocasião, pois os procedimentos são diversos e cada um auxilia à sua maneira. Por este motivo, é essencial fazer uma excelente escolha para conseguir engravidar sem dificuldades.
Existe especificamente um tratamento mais eficaz para a infertilidade?
Existe, de fato, porém, o tratamento mais eficaz para a infertilidade precisa ser indicado pelo médico, a depender do problema no qual o casal possa ter. Não esqueça que pode variar os problemas, e serem causados desde doenças, até distúrbios ou medicamentos que desregulem o seu ciclo.
A partir do momento em que o médico ginecologista detectar o que acontece, será mais fácil apresentar os principais tratamentos que você pode escolher para conseguir engravidar. Atualmente, existem uma diversidade de opções, e é interessante fazer boas pesquisas, e claro, pedir por conselhos do médico para o que for melhor ao seu caso.
Quais tipos de tratamento para a infertilidade
Hoje, apesar de haver problemas para engravidar, existem tratamentos para a maioria dos casos de infertilidade, que permite a mulher engravidar de acordo com as possibilidades. Isto dependerá especificamente dos resultados médicos e do que for considerado pelo especialista.
Coito programado
O tratamento mais eficaz para a infertilidade, caso você não tenha problemas sérios é o de coito programado que estimula os ovários da mulher, por intermédio de remédios. O ginecologista precisa fazer o acompanhamento do crescimento desses folículos em um período curto, de 2 a 3 dias.
Durante a consulta, o médico dirá se os folículos estão grandes o suficiente, e aplicará na mulher o hCG que fará o processo de ovulação induzido. Para concluir o procedimento, é necessário manter relações sexuais regularmente para ter chances de engravidar.
Inseminação artificial
Outro tratamento mais eficaz para a infertilidade se chama inseminação artificial, que ocorrerá de um modo parecido com o coito programado ao ter os ovários estimulados com ajuda da hCG.
Durante o processo em si, os médicos farão o colhimento de amostras de sêmen para enviar ao laboratório, que será o responsável por escolher os melhores espermatozoides. Após esta função, é necessário usar um cateter no útero com o espermatozoide que fecundará o óvulo.
Fertilização In Vitro
A FIV é totalmente indicada às mulheres que tenham problemas muito específicos, dentre eles, endometriose, obstrução nas tubas, ou quando o parceiro não consegue produzir altas quantias de espermatozoides saudáveis com qualidade.
A mulher passará pela indução para gerar os óvulos e serem retirados pelos médicos, junto do sêmen que será colhido e enviados diretamente ao laboratório.
Neste caso, será usado uma placa chamada petri, para fazer com que a fecundação do que foi colhido aconteça naturalmente.
Durante o procedimento, a equipe laboratorial verificará no dia posterior os óvulos fertilizados para inseri-los na incubadora e deixá-los se desenvolverem.
Injeção intracitoplasmática de espermatozoides
Este tratamento para infertilidade é indicado especificamente aos homens que obtém problemas específicos, como dificuldades em atingir o orgasmo ou porque passaram por uma vasectomia.
O sêmen será coletado para encontrar o melhor espermatozoide, para introduzir diretamente no óvulo da mulher. Após este processo, é necessário aguardar o período estipulado pelos médicos para saber se deu um positivo ou não ao procedimento.
Criopreservação de sêmen e óvulos
Esta prática é feita para quem passará por tratamentos médicos agressivos, o que permite que tanto sêmen quanto os óvulos sejam
criogenados. Dessa maneira, pode-se utilizá-los em momentos posteriores para estimular uma gestação plena e saudável.
Como escolher o tratamento para engravidar?
Por existirem muitos métodos, é viável você escolher por aquele que te apresente segurança e maior taxa de sucesso. Para isto, é recomendável conversar sempre com o ginecologista e com os profissionais da área de reprodução assistida.
O tratamento mais eficaz para a infertilidade, como vimos, depende de cada caso. Por isso, o acompanhamento de alguém capacitado é fundamental para determinar a melhor maneira de conceber uma gestação!