Quais são os tipos de chupetas para o bebê?
As chupetas com certeza são objetos de polêmica durante a maternidade, tem indicações e contraindicações, tipos de chupetas e entre outras coisas. Mas saiba que se usada da maneira errada pode causar muitos prejuízos.
Por isso é muito importante procurar um odontopediatra para orientar sobre as indicações e cuidados que se deve ter com a chupeta. Ficou curioso? Então, leia o texto até o final e confira quais os tipos de chupetas e outras informações.
Tipos de chupetas para o bebê mais comuns
Quando nos deparamos nas prateleiras dos supermercados encontramos vários tipos de chupetas e você se pergunta, qual a melhor para o meu filho?
As melhores chupetas são aquelas livres de bisfenol (BPA-free) em sua composição. Mas saiba também que elas variam de acordo com a faixa etária do bebê. Por isso, preparamos uma lista com os principais tipos, confira:
Chupeta de látex
As chupetas de látex são mais flexíveis que as de silicone, ideal para os bebês que possuem dentes. Porém, se exposta ao sol o desgaste é maior, pois danifica facilmente o látex.
Chupeta de silicone
O silicone é o mais indicado para a chupeta do bebê, ele é mais fácil de realizar a higienização, são resistentes à temperatura, não tem cor, nem cheiro.
Chupeta ortodôntica
A chupeta ortodôntica apresenta menos riscos à saúde bucal das crianças, por terem seu formato mais semelhante ao do bico seio da mãe. Feita de silicone, ou seja, mais raro ocorrerem reações alérgicas.
Quais benefícios da utilização da chupeta para o bebê?
Agora que falamos dos tipos de chupetas, vamos falar de alguns benefícios, Um deles é o efeito calmante, pois a chupeta lembra quando o bebê estava dentro da barriga da mãe, chupava dedo.
Então em caso de cólica, tensão ou dores ela é muito indicada para que o bebê tenha sensação de segurança e fique mais calmo. Outro benefício é para aqueles nenéns que estão com dificuldade de sugar o leite, ai usar a chupeta ele fica “treinando” e assim pode fazer com que ele se alimente melhor.
Mas lembre-se sempre de manter o uso das chupetas de forma correta e saudável, para que não cria uma dependência e assim prejudicando principalmente a saúde bucal.
O que pode gerar de ruim na utilização da chupeta no bebê?
Como dita acima, o principal problema é afetar a saúde bucal, depois a dependência que a chupeta pode causar, seja ela emocional ou de hábito.
Existem alguns pais que usam a chupeta toda vez que a criança começa a demonstrar alguma inquietação, irritação. Às vezes a criança não está feliz, de alguma forma ela chora, ela grita, e a criança automaticamente se cala. A chupeta nesse tipo de uso é totalmente contra indicado.
Como fazemos então para evitar esse apego da criança à chupeta, para justamente que a chupeta não vire um hábito e depois um problema na vida da criança?
- Primeiro, não deve se dar a toda hora a chupeta para a criança, oferecê-la com cautela, somente naqueles momentos em que o bebe ou a criança precisa se acalmar, após isso, logo retire a chupeta.
- Não vincule a chupeta a nenhum outro objeto que a criança possa ter apego, amarrar a naninha.
- Nunca prenda a chupeta à criança, o ideal é dificultar o acesso da criança à chupeta.
- Não tenha várias chupetas, apenas em momentos de real necessidade.
Seguindo esses passos, você evita que seu filho crie uma dependência da chupeta e evita problemas futuros, principalmente com as famosas “birra”
Até que período é indicado o uso da chupeta?
Agora que já falamos sobre os tipos de chupetas, benefícios, iremos te explicar mais sobre o uso recomendado. O período indicado para uso é de até aproximadamente 1 ou 2 anos.
Com os devidos cuidados e uso controlados durante esse tempo, é provável que seu bebê não tenha grandes problemas ou dependência ao fazer o desmame das chupetas. Há recomendações atuais para se utilizar a chupeta durante o sono de uma criança até 1
ano.
Lembrando mamãe, todos os tipos de chupetas, bico, seja bico de silicone, mamadeiras ou copinhos, podem atrapalhar o aleitamento. Podem causar a confusão de bico, ou seja, a criança rejeitar o seio da mãe, se confunde e pode até levar o desmame.
Com isso, você descobriu mais sobre os tipos de chupetas, seu benefícios e outras informações, esperamos que este texto possa ajudar você ou outros papais que estão passando por isso.