Para as mamães de primeira viagem que desconfiam que estão gestantes há muita confusão no momento de analisar os primeiros sintomas de gravidez. Misturado com fatores realmente reais e biológicos há uma boa dose de crendice e saber popular.
Mas, estamos aqui para mostrar de fato quais são os sintomas da gravidez e auxiliar você a identificá-los! Confira!
Quais são os sintomas de gravidez?
Há mulheres que desejam ser gestantes e estão ansiosas pela gravidez, e há aquelas que não estão preparadas para a notícia e querem evitar a todo custo um filho. Mas há pouquíssimas mulheres que poderiam dizer com sinceridade que estão indiferentes à gestação.
Então, é muito relevante conhecer quais são os sintomas da gravidez para identificá-los em você mesma e em seus familiares.
Pois não é apenas por questões psicológicas, mas também para já começar os cuidados necessários com uma gestante. Vamos conhecer então os sintomas de gravidez mais clássicos:
- Ausência de menstruação, o ou um dos primeiros a serem identificados na maior parte das vezes;
- Dores nos seios;
- Enjoos e náuseas;
- Fadiga e sonolência excessiva ou ao menos atípica;
- Alteração do apetite para menos ou mais;
- Frequência urinária alterada.
Esses são os sintomas de gravidez mais clássicos e mais fáceis de identificar em uma mulher gestante, então fique atenta!
Quando começam os primeiros sintomas da gravidez?
Os diferentes sintomas também acabam aparecendo em momentos diferentes. O nosso organismo é um sistema complexo e que apresenta bastante alteração de um para outro.
Mas no geral, a ausência de menstruação é o primeiro, aparecendo obviamente no momento em que a mulher costuma menstruar. Já os outros sintomas costumam dar as caras entre a quinta e sexta semana de gestação.
Sintomas de gravidez poucos conhecidos
Falamos dos sintomas de gravidez mais clássicos, mas e os menos comuns de aparecer? Eles existem e dependem de inúmeros fatores que não estão presentes na maioria dos casos. Esses sintomas são:
- Dor abdominal, geralmente bem leve mas perceptível;
- Alteração no humor;
- Alteração na cor da pele;
- Flatulência.
Lembrando que esses sintomas de gravidez menos comuns não aparecem sempre e nem em todas as gestantes.
Como identificar os sintomas de gravidez?
A mulher que desconfia estar gestante deve tomar mais atenção para os primeiros sintomas de gravidez, prestando muita atenção em seu corpo e nesses tópicos sensíveis que já sugerimos. Lembre-se que quanto mais rápido saber que está grávida, é melhor para sua saúde e a do seu bebê!
Quais as mudanças no corpo com os sintomas da gravidez?
O novo organismo que cresce no corpo da mulher no momento da gravidez altera seu corpo interna e externamente. O útero é o que mais sofre mudanças e o primeiro a começar a sua transformação, crescendo para abrigar o feto. Há alterações ainda mais sutis como aumento da frequência cardíaca para que o feto também tenha sangue suficiente.
Há também alterações claras nas mamas, pois a grávida começa a lactar e também no intestino, fazendo inúmeras gestantes desenvolverem intestino preso na gravidez.
Quais as mudanças na barriga?
A barriga é obviamente a parte do corpo da mulher que mais muda na gestação, ao menos visivelmente, ficando muito maior para dar conforto ao filho.
Há também mudanças na barriga sentidas pela gestante, como pequenas dores, principalmente no baixo ventre. A barriga também costuma ficar inchada e dura, então não se preocupe com isso ao menos que não seja acompanhada por dores intensas.
Quando devo fazer teste de gravidez para confirmar os sintomas?
O teste de gravidez já pode atestar positivo ou negativo após 10 dias da fecundação. Eles são bem rápidos então é aconselhável que seja feito próximo da segunda semana após a relação sexual.
Quando os sintomas da gravidez podem ser de risco?
Há alguns sintomas de gravidez que devem ligar um alerta vermelho na mamãe, esses são aqueles sintomas da gravidez de risco. Entre os mais clássicos estão:
- Dor forte na barriga;
- Dor ao urinar;
- Sangue ao urinar;
- Contrações atípicas;
- Secreções fortes;
- Desmaios.
Caso sinta algum desses sintomas na gravidez procure imediatamente seu médico para garantir sua saúde e a do bebê.
Como diferenciar menstruação do sangramento da gravidez?
Há aquelas mulheres que ficam na dúvida se está tendo um sangramento normal de grávida ou se está menstruando. Nesse caso o bom senso é a solução. O sangramento de uma gravidez nunca é excessivo, apenas algumas gotinhas. Já o sangramento da menstruação é maior e frequentemente há coágulos, algo inexistente nos sangramentos naturais das gestantes.
Então, agora que já sabe quais os sintomas de gravidez, esteja atenta quanto ao seu corpo e ao corpo de suas familiares!