Quais são os sintomas da ovulação e porque ocorrem?
Algumas mulheres conseguem identificar os sintomas da ovulação antes e durante o período. Esses sinais são considerados leves alterações mostradas pelo corpo que tem início quando os folículos que abrigam os óvulos se formam.
Saber identificar os sintomas de ovulação é de extrema importância para mulheres que são tentantes. Com eles, é possível identificar os dias com maiores chances de uma futura concepção. Entenda um pouco mais sobre os sintomas da ovulação e saiba identificá-los.
Como saber o dia fertil com base nos sintomas da ovulação?
Os sintomas da ovulação não são os mesmos para todas as mulheres. Inclusive, há pessoas que não sentem ou conseguem perceber essas pequenas indicações que o corpo emite em um período específico.
Normalmente, os sintomas da ovulação são bem fracos, por isso é necessário atenção para percebê-los. Além disso, esses indícios do corpo são semelhantes aos que acontecem durante a TPM, o que deixa ainda mais difícil a sua identificação.
Desse modo, é importante saber quando a ovulação ocorre e as possíveis alterações hormonais que ela pode ocasionar. Em geral, a ovulação acontece no corpo feminino em até 16 dias antes da menstruação. Nesse tempo, a mulher consegue perceber alguns sintomas caso tenha atenção.
O aumento do estrogênio
Estrogênio ou LH, é o hormônio feminino que tem um aumento súbito durante o período de ovulação. Isso resulta em um espessamento de todo o revestimento do útero para que o local esteja propenso à chegada dos espermatozoides.
O estrogênio também é o principal responsável pela liberação do óvulo, que ocorre em até 48 horas após o seu aumento de quantidade no corpo.
Aumento da temperatura
Entre os sintomas da ovulação está o aumento da temperatura basal. Normalmente, o aumento é bem pequeno, mas com a utilização de um termômetro basal e anotações recorrentes, é possível identificar uma ovulação através da temperatura.
Dor na ovulação
A dor da ovulação não é conhecida por todas as mulheres. Apenas uma em cinco são capazes de identificar essa dor durante a ovulação. Essa dor caracteriza-se em uma espécie de cólica localizada abaixo do ventre, não é forte e costuma passar em alguns minutos ou até 24 horas.
Ela é causada por conta do rompimento do óvulo maduro. Essa ação causa irritação em todo revestimento abdominal e torna-se uma pequena dor. Em algumas mulheres essa dor é confundida com a cólica pré menstrual, por isso não fazem ligação com a ovulação.
Alterações salivares
Estudos atuais revelaram que um dos sintomas da ovulação está localizado na saliva. De acordo com o que foi observado, a saliva da mulher muda por devido as novas quantidades de estrogênio.
Alterações do muco cervical
No decorrer de todo o ciclo menstrual, é normal a mudança da quantidade e tipo de muco cervical. Esse muco é produzido no colo do útero e pode ser elástico, turvo, pegajoso e esbranquiçado.
No período fértil próximo a ovulação, esse corrimento costuma ser elástico e bem transparente, semelhante a clara de ovo. Essa mudança no muco cervical é de extrema importância, pois torna o caminho do espermatozóide até o útero mais fácil.
Como saber quando está ovulando?
Saber que está ovulando é importante para a mulher tentante e também para quem não deseja uma gestação no momento. Para isso, além do conhecimento dos sintomas, existem alguns métodos que ajudam a mulher a descobrir o momento de sua própria ovulação.
Método do calendário
O método clássico para descobrir a ovulação é por anotações no calendário. Para isso, é necessário que a mulher tenha uma menstruação regulada e registre todas as características e duração de cada ciclo.
A anotação em calendário é feita de maneira simples, em ciclos regulares a ovulação costuma acontecer de 12 até 16 dias antes do primeiro dia da próxima menstruação. Porém, mesmo assim as datas mostradas não costumam ter 100% de exatidão.
Registro de temperatura corporal basal (TCB)
Durante a ovulação, a temperatura basal das mulheres costuma aumentar entre 0,4 a 1,0 C. Para reconhecer a mudança, é preciso que a tentante utilize um termômetro basal embaixo da língua todas as manhãs, antes mesmo de levantar da cama.
A dor na ovulação pode ajudar?
Saber identificar as dores da ovulação é algo importante para quem quer engravidar, mas é preciso ter em mente que essa dor também pode ocorrer após a ovulação. Por isso, para quem quer engravidar essas dores devem ser consideradas como período fértil e não pelo dia exato da ovulação.
Detalhes das alterações salivares na ovulação
Como se sabe, além de todos os sintomas da ovulação, também ocorrem alterações salivares na mulher durante o período fértil. Essa alteração é causada por causa do aumento significativo do estrogênio.
Quando este hormônio aumenta, o sal em algumas partes do corpo também muda de quantidade, inclusive é identificado na saliva. Com isso, é possível identificar este aumento da quantidade de sal em análises através de microscópio.
Características do muco cervical durante ovulação
Por causa da grande quantidade de estrogênio, a produção do muco cervical muda radicalmente. Antes da do período, o corrimento encontrado nas calcinhas tem a aparência de esbranquiçado e grosso, já na ovulação o muco converte-se em algo transparente e grudento.
O aparecimento desse novo muco é facilmente identificado. É também nesse período que a mulher percebe sua vagina mais úmida do que o comum. Essa característica é muito importante para quem quer engravidar, pois facilita o caminho do espermatozóide pelo canal.
É importante ressaltar que nem todo corpo funciona da mesma maneira. Por isso, os sintomas da ovulação podem variar de mulher para mulher e até mesmo não existir para algumas.