É um senso comum saber que engravidar a partir dos 40 anos pode acarretar riscos para a mulher e ao bebê. Mas você sabe exatamente quais são esses riscos?
Embora hoje em dia por diversas razões sociais muitas mulheres esperem um tempo para engravidar, algumas até mesmo para casar, é necessário estar consciente dos risco para a saúde da mulher e da criança caso ela engravide com uma idade mais avançada.
Por isso no artigo iremos falar sobre os riscos de engravidar depois dos 40 e porque não é recomendado por médicos especialistas uma idade avançada para engravidar.
Existem riscos de engravidar depois dos 40 anos?
Como dissemos, hoje em dia em alguns círculos sociais existe uma tendência das mulheres optarem por terem filhos mais velhas, seja por conta do trabalho ou até mesmo estudos. Acontece que a partir dos 40 anos as chances de ter uma gravidez saudável e bem sucedida é mais baixa.
Na verdade, poderíamos até abaixar essa idade para 35. Aos 35 anos é onde a capacidade fértil da mulher diminui e a partir dessa idade qualquer chance de gravidez só decresce. E embora haja métodos de gravidez não naturais como é o caso da Fertilização In Vitro e a inseminação artificial, ainda assim não são opções tão seguras quanto a gravidez natural no período ideal.
Por isso, caso a mulher opte pela gravidez a partir dos 40 ela deve estar muito ciente dos riscos, dos cuidados que deve tomar e ter um acompanhamento próximo de um profissional. Vamos conhecer alguns desses riscos abaixo.
Para a mãe
A mãe que engravida após os 40 anos deve estar muito mais atenta aos riscos da gravidez tardia que envolvem:
- Maiores chances de aborto espontâneo e parto prematuro;
- Maiores chances de hipertensão na gravidez e diabetes;
- Ausência de dilatação no momento do parto;
- Ausência de contrações;
- Rompimento do útero;
- Descolamento de placenta;
- Síndrome de Hellp que leva ao parto prematuro.
Essas são alguns dos riscos mais comuns na gravidez após os 40. Por isso as mulheres que optarem pela gravidez tardia devem estar bastante alerta a todos os sintomas.
Para o bebê
A gravidez após os 40 oferece riscos não só para as mulheres como também para o bebê. Além dos riscos já citados que envolvem ambos como o parto prematuro e o aborto espontâneo, um risco que está relacionado a saúde do bebê e a gravidez tardia são má formações cromossômicas que acarretam necessidades especiais como a síndrome de Down.
Quais as chances de engravidar depois dos 40 anos?
As chances da mulher engravidar estão ligadas diretamente à qualidade de óvulos produzidos por ela. De modo geral, óvulos produzidos depois dos 40 anos têm menos chances de vingar em gravidez. Sendo assim, as chances de engravidar depois dos 40 são de 50% ao ano. Mas conforme o tempo passa as chances vão diminuindo e aos 43, por exemplo, as chances já são de 1%.
Após os 45 as chances de gravidez são muito difíceis, sendo em muitas mulheres praticamente impossível engravidar após essa idade.
Quais cuidados necessários no pré-natal da gravidez após os 40?
Após os 35 anos de idade o pré natal pode ser um pouco diferente para as mulheres. As idas ao especialista são menos espaçadas e mais regulares, e o médico também costuma pedir exames muito mais específicos.
Entre esses exames adicionais um que frequentemente é pedido visa identificar se o bebê sofre da síndrome de Down, por exemplo.
O parto da gravidez depois dos 40 anos de idade
Como dissemos, por conta da gravidez tardia pode ocorrer algumas complicações no parto como falta de contração ou dilatação. Porém isso não acontece em 100% das vezes e caso a mulher não apresente nenhum desses quadros e esteja plenamente saudável ela pode optar por um parto normal sem nenhum problema, principalmente se ela já tiver feito algum.
Embora não seja impossível engravidar após os 40 anos, as mulheres que desejarem assim devem estar preparadas para encarar alguns desafios. Não descuide da sua saúde e da saúde de sua família!