Os riscos de engravidar com miomas estão relacionados a possíveis sangramentos e desconfortos que podem acontecer durante a gravidez, devido às inúmeras alterações hormonais as quais o corpo da mulher passa durante o período gestacional.
Uma vez que, com a mulher grávida, o tamanho do mioma pode aumentar de tamanho, o que pode trazer problemas ao bebê e a futura mãe.
Mas afinal, quais são os riscos de engravidar com miomas? O que pode ser feito? Quais os tratamentos? Continue a leitura para saber mais!
Existem riscos de engravidar com miomas?
Na maior parte dos casos, os miomas não causam riscos às mulheres, porém, uma gestação nesses casos, principalmente os de tamanho elevado, podem levar a mãe a ter complicações, como desconfortos e sangramentos, ainda mais se esse mioma estiver na parte interna do útero.
Abortos espontâneos, dores e cólicas, além de deslocamento de placenta e partos prematuros, são alguns dos riscos para a mulher durante a gestação.
Quais são todos os tipos de miomas
Os miomas podem se apresentar em três tipos:
- Os miomas submucosos, que podem ficar próximos à cobertura interna do útero, e podem modificar a cavidade uterina.
- Os intramurais, que são os tipos mais comuns entre as mulheres. Eles se instalam na parede do útero, podem ocasionar mudanças no fluxo menstrual e nas cólicas, além de não causar sintomas na mulher.
- Os subserosos, que geralmente ficam na parede de fora do útero e também não causam sintomas nas mulheres.
Vale ressaltar a importância do acompanhamento com um profissional, para não só identificar o tipo mas também o tratamento adequado.
Sintomas que o mioma apresenta
Entre os sintomas estão: menstruação com fluxo muito intenso; pressão na bexiga; dor lombar ou abdominal; cólicas; dor durante o ato sexual; peso na pelve.
Como é feito o tratamento do mioma?
É indicado que durante a gravidez, a gestante tome alguns medicamentos indicados pelo médico, além de permanecer em repouso. Vale lembrar que os medicamentos são analgésicos, destinados a mulheres que apresentam dor, sangramentos e desconfortos.
A retirada do mioma pode ser feita pela vagina ou pela barriga, pois durante a gravidez, os sangramentos e desconfortos intensos colocam a vida do bebê em risco.
Quais os riscos que o mioma apresenta para a gravidez?
Os riscos que o mioma pode apresentar para a gravidez estão relacionados a: aborto espontâneo, logo nos primeiros meses de gravidez; o descolamento da placenta, já que a placenta não consegue se fixar na parede do útero; fortes dores, desconfortos e sangramentos; além de partos prematuros por conta desses inconvenientes.
Como é o parto da gestante com miomas?
Como os miomas não apresentam riscos para as mães e seus filhos, o parto, a depender do tamanho do mioma, pode inclusive ser normal.
Mas, o parto cesariana é indicado em alguns casos, entre eles os miomas que tem um maior volume de sangramento, que causam muita dor, além daqueles que atrapalham a saída do bebê e os que tomam boa parte do útero, de modo que deixam a contração modificada e alterada.
Por mais que os miomas não apresentem problemas durante a gravidez, é importante ficar atento, manter seus exames e consultas médicas em dia, a fim de evitar maiores problemas e desconfortos durante sua gestação, para ter um sistema reprodutor mais saudável e com menos riscos de engravidar com miomas. Fique atenta e converse com seu médico!