Quais são os riscos de engravidar com diabetes?

1

Será que existem riscos de engravidar com diabetes? Planejar uma gestação nem sempre é uma tarefa fácil, ainda mais para mulheres com doenças pré-existentes, como é o caso da diabetes.

Conheça tudo sobre como essa doença pode impactar a gestação, os riscos envolvidos e principalmente a saúde do bebê.

Quais os riscos de engravidar com diabetes?

Para minimizar os riscos de engravidar com diabetes, é fundamental que essa seja uma gravidez planejada, para que o médico consiga conduzir o tratamento de maneira prévia, de modo a evitar todos os riscos que podem surgir.

Quais os riscos de engravidar com diabetes?
Grávida no consultório. Fonte/Reprodução: Original

Abaixo, listamos os principais riscos de engravidar com diabetes, confira:

Malformações

O começo da gestação é fundamental para a formação dos órgãos do bebê, para isso, o corpo da mãe precisa funcionar corretamente, inclusive os níveis de glicose devem estar nos valores corretos.

Um dos riscos de engravidar com diabetes é justamente a glicose estar alterada, o que ocasiona malformações fetais.

Bebês muito grandes

Um dos riscos de engravidar com diabetes mais conhecidos é que essas mulheres costumam gerar bebês bem grandes, que muitas vezes podem ultrapassar os cinco quilos. Com isso, o parto pode se tornar mais difícil e até mesmo envolver diversos riscos.

Parto prematuro

Se a glicemia da mãe estiver descontrolada, a pressão sanguínea também pode se elevar. Dessa forma, os riscos de uma pré-eclâmpsia aumentam demais e pode ocorrer o parto prematuro.

Related Posts
1 De 181

Hipoglicemia

Esse é um quadro extremamente grave em bebês, e ocorre porque acontece uma queda brusca e acentuada nos níveis de glicose após o parto. Por isso, é fundamental que as taxas da mãe estejam controladas durante a gestação, para evitar esse risco gravíssimo no nascimento do bebê.

Quem tem diabetes pode ter filhos?

Embora existam riscos de engravidar com diabetes, as mulheres podem engravidar sim. Porém, é necessário realizar o acompanhamento médico corretamente e seguir todas as orientações. Dessa forma, a mamãe consegue manter a glicemia sob controle e seguir sua gravidez sem nenhum tipo de intercorrência.

Normalmente, no caso de mulheres com diabetes, as consultas pré-natal podem ter um intervalo menor entre uma e outra. Além disso, também podem ser incluídas consultas com endocrinologistas, para um acompanhamento bem próximo da doença.

Quem tem diabetes e toma insulina pode engravidar?

Os riscos de engravidar com diabetes aumentam se a mulher não estiver com a glicemia controlada. No caso das mulheres que utilizam insulina para controlar os níveis glicêmicos, não existe nenhuma contraindicação sobre a gestação.

Quem tem diabetes e toma insulina pode engravidar?
Grávida tomando insulina. Fonte/Reprodução: Original

Porém, o recomendado é que os níveis de glicemia estejam controlados há pelo menos 6 meses, pois dessa forma, os riscos de engravidar com diabetes são minimizados. Por isso, é fundamental que, caso uma mulher com diabetes queira engravidar, ela deve informar ao seu médico, para que o tratamento seja conduzido da melhor forma e possibilitar uma gravidez saudável.

Onde mais a diabetes pode afetar durante a gravidez?

Além dos riscos mencionados acima, engravidar com diabetes também pode ocasionar problemas nos rins e até mesmo hipertensão. Esses problemas podem se desdobrar de diversas formas e causar pré-eclâmpsia, por exemplo.

Embora os riscos de engravidar com diabetes assustem muitas mulheres, é importante dizer que eles podem ser muito minimizados com o acompanhamento médico e o tratamento realizado corretamente.

O apoio da família, e até mesmo psicológico, podem ser de grande ajuda para acolher e tranquilizar essas mulheres, para fazer com que elas tenham uma gestação ainda mais saudável.

Mostrar comentários (1)