Quais são os 10 primeiros sintomas de gravidez? Descubra agora!

0

Os primeiros sintomas de gravidez podem ser parecidos com diversos problemas comuns quando falamos de saúde feminina. É comum as mulheres se prenderem em ou outro sintoma e ignorarem que existem diversos que podem indicar uma gestação.

Quer saber quais os sintomas de gravidez que podem aparecer logo nas primeiras semanas? Confira a seguir.

O que é a gravidez?

A gravidez é o resultado de uma fecundação e é desenvolvida no útero da mulher. Normalmente, dura 40 semanas, porém em alguns casos pode durar mais ou menos.

O que é a gravidez
Fonte/Reprodução: original

Esse é um momento de grande transformação não só para a mulher, mas também para o casal e toda a família.

Como saber se estou grávida nos primeiros dias?

As mudanças corporais e os sintomas de gravidez variam de uma mulher para outra. No geral, todas esperam primeiro o atraso menstrual, mas algumas conseguem descobrir ou desconfiar de uma gestação antes mesmo desse atraso acontecer. Mudanças no muco, no humor e nos hábitos do dia a dia, já podem aparecer e fazer com que a mulher desconfie de estar grávida.

Quando aparecem os primeiros sintomas de gravidez?

Os primeiros sinais aparecem por volta das 2 ou 3 primeiras semanas depois da fecundação. Os sintomas podem variar de acordo com cada mulher e algumas, podem desconfiar da gravidez apenas quando ela já está mais avançada.

Posso estar grávida sem apresentar sintomas?

Apesar de incomum, existem mulheres que passam por toda gravidez sem ter nenhum tipo de sintoma e descobrem apenas quando entram em trabalho de parto. Normalmente, essa falta de sintomas está ligada a mulheres que não têm o ciclo menstrual regular, sofrem de algum tipo de doença como SOP ou ainda que façam atividade física.

10 primeiros sintomas de gravidez

Apesar do atraso menstrual ser o sintoma mais marcante e aguardado pelas mulheres, nem sempre ele precisa acontecer. Inclusive, outros sintomas podem aparecer antes do atraso e serem ignorados, como por exemplo:

10 primeiros sintomas de gravidez

Fonte/Reprodução: original

Corrimento vaginal na cor rosa

O corrimento vaginal rosado pode aparecer logo nos primeiros dias e é um dos sintomas de gravidez. Ele pode também ser chamado de nidação, que é quando o embrião se prende na parede uterina e pode causar esse sangramento discreto.

Cólica

Por conta das mudanças hormonais e principalmente das mudanças do útero, a mulher pode sentir cólica nos primeiros dias e semanas de gravidez. Esse é um sintoma que costuma aparecer antes do atraso da menstruação e por isso, quase sempre é confundido com a cólica menstrual que acontece na TPM. Porém é um dos primeiros sintomas de gravidez que a mulher pode perceber.

Mamas doloridas

No começo da gestação, os sintomas de gravidez se parecem com os de TPM, como cólicas e os seios doloridos. Por conta disso, muitas vezes esse também é um dos sintomas que a maioria das mulheres acaba ignorando e achando que não é nada.

Inchaço abdominal

A barriga de grávida ainda demora algumas semanas para começar a tomar forma e aparecer, mas um discreto inchaço, principalmente na região mais baixa da barriga, também é um sintoma de gravidez.

Acne

Os hormônios gerados na gestação mexem com todo o corpo e principalmente no começo, podem causar acnes e espinhas bastante doloridas na mamãe.

Cansaço fácil

A gravidez exige muito do corpo da mulher, principalmente nas primeiras semanas. Então o cansaço também é um desses primeiros sintomas que costumam aparecer. Cansar com mais facilidade nas atividades corriqueiras e um sono prolongado, são sintomas de gravidez.

Enjoos

Assim como o atraso menstrual, os enjoos também são indícios de que a mulher está grávida. Eles costumam aparecer principalmente pela manhã e duram poucas semanas, embora algumas mulheres sofram por mais tempo com eles.

Tontura

Por conta da alteração na pressão e até mesmo dos enjoos, algumas mulheres também podem sofrer com tonturas no começo da gravidez. Por isso é importante se alimentar bem e manter a hidratação em dia.

Aversão a cheiros fortes

Os hormônios também podem alterar o olfato e o paladar da gestante, por isso, muitas mulheres acabam sofrendo com cheiros que já estavam acostumadas. Muitas enjoam até mesmo do próprio perfume ou do perfume do marido.

Variação de humor

Também por influência hormonal, as mulheres podem sofrer com grandes variações de humor durante o dia, assim como durante a TPM.

Quais os tipos de testes de gravidez?

Basicamente os testes de gravidez são divididos entre os famosos testes de farmácia e o exame de sangue. Ambos medem a quantidade de HCG presente na urina e no sangue da mulher, podendo confirmar ou descartar uma gravidez.

No começo, realmente os sintomas de gravidez podem ser confusos, mas quando mais a mulher se conhece, mais fácil fica de identificar a gestação logo no início e começar o acompanhamento de forma rápida.

Deixe uma resposta