Quais são as dores mais comuns no início da gravidez?

0

As dores no início da gravidez são comuns na maioria das mulheres. Causadas principalmente pelas mudanças no corpo, mas também muito influenciadas pelos hormônios, a maioria delas tende a melhorar com o passar do tempo e depois se intensifica no fim da gravidez.

Descubra quais as dores mais comuns no início da gravidez e como pode aliviá-las.

Quais são as dores mais comuns no início da gravidez?

Apesar dessas dores durarem apenas no início da gravidez, elas podem ser um verdadeiro incômodo na grande parte das mulheres. Você sabe quais são as dores mais comuns? Conheça a seguir.

Quais são as dores mais comuns no início da gravidez (2)

Fonte/Reprodução: original

Dor nas costas

Essa é uma dor bem comum, principalmente com o avanço da gestação. Isso porque nosso corpo força os músculos das costas, para contrabalancear o peso da barriga. Por conta dessa força extra, muitas mulheres podem sofrer com dores nas costas, principalmente na lombar.

Cólicas

As cólicas no começo e no final da gravidez são um tipo de dor bem comum.
No início da gestação, as cólicas é resultado da fixação do embrião no útero. Mais para o final, estão ligadas ao trabalho de parto.

Dor e sensibilidade nos dentes

A sensibilidade nos dentes pode ocorrer com mais frequência no final da gravidez. Isso por conta das mudanças hormonais e também pode estar ligada aos vômitos do começo da gestação.

O recomendado ao perceber dor, sensibilidade ou sangramentos na gengiva, é importante buscar ajuda de um profissional.

Dores de cabeça

As dores de cabeça também são dores comuns na gravidez, por conta do aumento de estrogênio e progesterona. Porém, tomar medicamentos deve ser uma indicação médica, pois gestantes têm um uso restrito de remédios que podem ser tomados.

Queimação e indigestão

No começo e no final da gravidez, muitas mulheres sofrem de problemas estomacais como a queimação e indigestão. Isso acontece também pela influência dos hormônios.

Para aliviar esses sintomas que podem ser bem incômodos, é necessário cortar alimentos como frituras, pimentas e alimentos cítricos.

Cãibras nas pernas

Os músculos sofrem muito durante a gravidez e podem acabar causando cãibras. Uma dica importante é se alongar, manter atividade física sempre em dia e beber muita água.

Por que ocorrem essas dores no início da gravidez?

Durante a gravidez o corpo sofre um grande impacto, tanto físico quanto hormonal. Essas mudanças causam um grande impacto que pode ocasionar diversos tipos de dores e incômodos.

Por que ocorrem essas dores no início da gravidez
Fonte/Reprodução: original

E conforme a gravidez avança, algumas dores podem se tornar mais intensas por conta do peso da barriga e retenção de líquido.

Como saber se essas dores são sinais de gravidez?

Essas dores podem ser comuns a qualquer pessoa, para saber se elas podem ser um possível sintoma de gravidez, é preciso analisar outros sintomas. Atraso menstrual, cólicas e enjoos podem ser sinais de gravidez. Mas a única forma de ter uma certeza, é realizando um teste.

Como amenizar essas dores no início da gravidez?

As gestantes devem evitar tomar remédios, principalmente sem indicação médica. Compressas de água quente, repouso, boa alimentação e atividade física podem ajudar muito a evitar e amenizar essas dores do início da gravidez.

Apesar de causar diversos incômodos, as dores tendem a passar com o tempo e se tornarem menos difíceis de lidar. O importante é anotar todas as queixas e levar sempre ao seu médico, para ele passar pelo tratamento adequado para que a dor seja aliviada o mais breve possível.

Deixe uma resposta