Na era da liberdade sexual, perguntas como “tomei 3 pílulas do dia seguinte em 1 mês, o que pode acontecer?” são cada vez mais comuns. Muitas pessoas ainda são desinformadas quanto a métodos contraceptivos, por isso acabam em certos casos recorrendo ao uso frequente da pílula do dia seguinte.
Assim sendo, é importante espalhar mais informações sobre os métodos contraceptivos a fim de que falas como “tomei 3 pílulas do dia seguinte em 1 mês” sejam cada vez menos frequentes, mas afinal, quais são as possíveis reações disso?
O que é a pílula do dia seguinte
A pílula do dia seguinte trata-se de um medicamento contraceptivo usado apenas em casos de emergência, a fim de evitar uma gravidez indesejada.
Fonte/Reprodução: original
Possíveis efeitos colaterais da pílula do dia seguinte
A pílula do dia seguinte, assim como todas as medicações, traz consigo a possibilidade de efeitos colaterais. Entre eles, estão:
- Dor no abdômen
- Cansaço
- Dor de cabeça
- Sensibilidade nos seios
- Náusea
- Vômito
- Diarreia
- Tontura
- Menstruação irregular
Outros colaterais podem ocorrer, entretanto, estes são os mais comuns.
3 pílulas do dia seguinte no mesmo mês: quais consequências
Antes de tudo, é importante dizer que a pílula do dia seguinte é um medicamento que deve ser tomado apenas em caráter de emergência, e seu uso frequente é fortemente contraindicado.
A resposta para a questão feita no início, “tomei 3 pílulas do dia seguinte em 1 mês, o que pode acontecer?” é que o consumo de 3 pílulas do dia seguinte em 1 mês pode causar, além dos colaterais mencionados anteriormente, sangramento volumoso, febre, confusão mental, além de também aumentar o risco de doenças vasculares, como o AVC e a trombose.
Como fica a menstruação?
Com o uso de 3 pílulas do dia seguinte em 1 mês do dia seguinte em um mês, a chance de ocorrerem irregularidades na menstruação é muito alta, podendo a menstruação acontecer antes ou depois do esperado, além de poder também aumentar a duração do período menstrual e a sua intensidade.
Sangramento após uso da pílula do dia seguinte: o que pode ser
O sangramento após o uso da pílula do dia seguinte muito provavelmente é um colateral do uso da medicação – contudo, é importante procurar a orientação de um médico como forma de prevenção.
Pode falhar a pílula do dia seguinte?
Embora a pílula tenha uma eficácia superior a 95%, é possível que a pílula falhe, por isso, reforçamos, ela deve ser usada apenas de forma esporádica. Vomitar ou ter diarreia pouco após o consumo da pílula, o uso de antibióticos, consumir múltiplas pílulas num mês, todas estas são coisas que podem reduzir a efetividade da pílula. Assim sendo, o “tomei 3 pílulas do dia seguinte em 1 mês” não deve jamais ocorrer.
“Tomei 3 pílulas do dia seguinte em 1 mês, o que eu faço?” Como pudemos ver, a resposta para essa pergunta pode ser resumida em: Seja precavida, o consumo de mais de uma pílula do dia seguinte ao mês, além de ser muito danoso para a saúde, pode diminuir a eficácia do medicamento, levando assim a uma gravidez indesejada.
Há inúmeros métodos contraceptivos disponíveis, e certamente haverá um que é mais adequado para você e para a sua realidade, portanto, previna-se!