Quais os tipos de emoções da gravidez?

1

A preparação para a chegada de um bebê traz todos os tipos de emoções da gravidez e vários fatores internos e externos no corpo de gestantes comprovam essa festa de sentimentos.

O desenvolvimento do feto altera as taxas hormonais, acontecem as mudanças de rotinas e, ainda por cima, as mudanças nas relações sociais. Afinal, um bebê precisa de atenção redobrada para que o seu desenvolvimento seja bastante tranquilo. Por isso, a importância de estar por dentro das informações sobre o assunto.

Com certeza uma pessoa grávida já ouviu: “seu humor está mudando por causa das suas alterações hormonais” ou “deve ser porque está passando por inúmeras mudanças, mas já vai passar”.

De fato a vida está mudando nesse momento e é comum que várias dúvidas e anseios sobre o futuro transformem a vida numa montanha-russa de emoções. Neste texto, explicaremos os tipos de emoções da gravidez e o que estas podem provocar na vida das pessoas que aguardam a chegada do novo rebento.

Quais são as diferentes emoções que as mulheres grávidas podem experimentar?

É comum associar o momento da gravidez com os sentimentos de alegria, amor e realização, mas nem sempre são esses os sentimentos que regem o período gestacional.

Claro que cada pessoa vai experienciar sentimentos diferentes, o que varia de acordo com a situação de vida da mãe, tanto nos âmbitos de relacionamento e social até o financeiro e mental.

Quais são as diferentes emoções que as mulheres grávidas podem experimentar
Diferentes emoções que as mulheres grávidas podem experimentar. Fonte/Reprodução: original

Um dos sentimentos comuns que geralmente não é mencionado é o de tristeza, ansiedade e nervosismo, que devido aos conflitos gerados pela mudança na vida da mãe, costumam acontecer no primeiro trimestre.

Além disso, nesse período é mais comum acontecer o terrível aborto espontâneo, o que gera temor. Logo, muitas mães preferem contar sobre a gravidez somente após os três primeiros meses serem completados.

Entretanto, para algumas pessoas essa fase da vida traz um sentimento amplo de felicidade e plenitude É mais comum que esse sentimento esteja presente no segundo trimestre da gestação. Nesse período a mãe começa a sentir os movimentos do bebê e é possível começar a criar um laço com ele, além de já não sofrer tanto com os sintomas físicos do início da gravidez.

No terceiro trimestre é comum que a ansiedade pela chegada do bebê aumente, além do cansaço, distúrbios do sono e medos relacionados ao parto e possíveis problemas com o recém-nascido.

Quais são as possíveis causas das mudanças emocionais durante a gravidez?

Related Posts
1 De 93

A formação do feto traz inúmeras alterações hormonais, uma vez que o estrógeno aumentará a sua produção e, por conseguinte, a progesterona. Além disso, as mudanças corporais, como aumento de peso e o crescimento da barriga, os medos e anseios com relação à vida parental e mesmo a possíveis problemas no relacionamento com o pai, fazem com que a mulher tenha inúmeros sentimentos nestes nove meses de gestação.

Como as emoções podem afetar a gravidez?

As emoções podem afetar nos relacionamentos sociais, causar indisposição, aumentar a gula por alimentos específicos, entre outras experiências, algumas boas e outras ruins. Por isso a importância de uma ampla rede de apoio na vida da mulher, pode ser amigos, pais, companheiro ou outros afetos que consiga fazer com que este momento intenso seja o mais tranquilo possível.

Como a mulher grávida pode lidar com as emoções?

Uma das formas de entender os seus sentimentos durante a gravidez será conversar com outras mães. Não tenha vergonha de pedir ajuda e fortaleça o vínculo com toda a família, inclusive com o pai da criança, se for possível.

Como a mulher grávida pode lidar com as emoções
Lidar com as emoções. Fonte/Reprodução: original

Além disso, procure ajuda médica, principalmente a terapia, se esses sentimentos estão atrapalhando sua vida social.

Com relação a outras questões do dia a dia, procure fazer com que a gravidez faça parte da sua nova rotina. Uma forma de fazer isso é com a inserção de atividades relacionadas à gestação, como yoga para grávidas, escolher roupas para o bebê ou participar de encontros de grávidas.

Quais são os efeitos a longo prazo das emoções durante a gravidez?

Não pense que após o nascimento do bebê, estes sentimentos vão sumir imediatamente. Embora caia o nível da progesterona, vem o crescimento da prolactina (que estimula a produção de leite) e da ocitocina, que ajuda o bebê sair do canal vaginal.

Por isso, nos primeiros dias do puerpério a mulher pode ficar um pouco mais triste. Se esta tristeza se prolongar pode ser sinal de depressão pós-parto e precisa-se buscar uma ajuda terapêutica.

Agora que você sabe os tipos de emoções da gravidez, compartilhe este texto para os futuros pais que estão passando por esse momento único ou para pessoas que estão tentando gerar uma criança.

Está com alguma dúvida? Deixe aqui o seu comentário!

Mostrar comentários (1)