Quais os sintomas da anemia na gestação?

0

A anemia na gestação pode causar, para a futura mamãe e seu bebê, alguns riscos. Entre eles, um parto antes da hora e dificuldade no crescimento. Por isso, é importante ficar atento aos sinais de que a gestante pode estar com esse quadro.

Vale lembrar que a anemia na gestação é muito comum entre as grávidas e acontece devido a diminuição da hemoglobina e falta de ferro no organismo da mulher.

A boa notícia é que a anemia na gestação pode ser tratada durante a gravidez, e a seguir te contaremos tudo o que você saber para que a saúde da mãe e do bebê não sejam colocadas em risco. Confira!

O que é a anemia?

A anemia, como já dito, é a escassez de hemoglobina no sangue, ou seja, pessoas com anemia possuem a quantidade de glóbulos vermelhos abaixo do recomendado e, por isso, começam a desenvolver a falta de alguns nutrientes essenciais para a sua saúde. Entre eles as vitaminas B12, zinco, ferro e proteínas.

O que é a anemia
Fonte/Reprodução: original

O tratamento é feito com acompanhamento médico, após a realização de exames que comprovam a condição da paciente. Medicamentos específicos, além de uma alimentação à base dos nutrientes que precisam ser repostos no organismo do paciente são recomendados.

Quais os sintomas da anemia na gestação?

É importante prestar atenção nos sintomas da anemia na gravidez pois eles são muito similares com os sintomas da própria gravidez e, por isso, podem passar despercebidos.

Entre os principais sintomas da anemia na gestação estão a diminuição do apetite, tonturas, cansaço, dores nas pernas e de cabeça, além de pele mais pálida e, em casos mais graves, a queda de cabelo.

Quais as causas da anemia na gestação?

A anemia na gestação geralmente acontece pela falta de ferro no organismo, já que este nutriente é o responsável por produzir a hemoglobina encontrada nas hemácias.

Related Posts
1 De 11

É importante ressaltar que nesse período o ferro é um nutriente de extrema importância para a gestante, pois ele consegue suprir uma maior quantidade de sangue, para que o bebê se desenvolva como deve.

Como descobrir a anemia na gestação

A anemia na gestação pode ser detectada com a realização dos exames de sangue periódicos durante o pré-natal. Eles são responsáveis por analisar a quantidade de hemoglobina presente no sangue da futura mamãe, assim como a quantidade de ferro presente no organismo.

Um exame de sangue com resultados abaixo de 11g/dL são indicados como anemia na gestação e, nesse caso, é indicado que o tratamento seja realizado o quanto antes, a fim de evitar complicações para a gestante e seu bebe.

Vale lembrar que se a anemia na gestação for detectada mais cedo, o tratamento será iniciado logo e os riscos como infecções, devido a baixa imunidade, abortos, nascimentos prematuros e bebês abaixo peso serão evitados.

Como acontece o tratamento da anemia na gestação?

O tratamento da anemia na gestação é realizado com o acompanhamento médico, como dito, através de uma alimentação rica em ferro ou o uso de suplementos de ferro, o que aumenta a quantidade de hemoglobina no sangue e a quantidade de ferro no organismo.

Alimentos como espinafre, bife de fígado, feijão, couve e lentilha são indicados para esse tratamento, uma vez que a quantidade de ferro presente nesses alimentos pode auxiliar no aumento da quantidade de ferro no organismo, além de aumentar consideravelmente a produção das hemoglobinas.

Como acontece o tratamento da anemia na gestação
Fonte/Reprodução: original

Para os tratamentos à base de suplementos como o sulfato ferroso, em comprimidos ou líquido, vale lembrar que eles podem causar nas gestantes alguns efeitos colaterais, como a diarréia, azia e náuseas.

Nestes casos, onde os efeitos provocados nas gestantes são muito agressivos, é possível realizar aplicações diariamente de ferro, porém é importante ressaltar que essas injeções são mais dolorosas e podem deixar a pele com algumas manchas.

Portanto, se você é gestante e apresenta algum dos sintomas aqui listados, é recomendado que faça um exame para constatar a anemia na gestação o quanto antes e, caso necessário, iniciar o tratamento.

Deixe um comentário