Quais os sinais de uma gravidez silenciosa?

0

A gravidez silenciosa não acontece constantemente, pois os sintomas da gravidez acabam aparecendo na maioria das vezes, seja um enjoo ou uma mudança no corpo. Sendo assim, essa condição acaba sendo algo raro entre as mulheres.

Entretanto, é importante saber que isso pode acontecer com qualquer mulher, por isso é necessário saber mais sobre esse assunto. Ao acontecer esse tipo de gravidez, a mãe e o bebê acabam sofrendo risco de vida, já que o pré-natal não é feito. Para conhecer e entender melhor sobre esse assunto continue lendo.

O que é uma gravidez silenciosa?

Ao pensarmos numa gravidez silenciosa, precisamos entender que essa situação não acontece normalmente.

O que é uma gravidez silenciosa?
O que é. Fonte/Reprodução: original.

Em casos raros, a placenta da mulher acaba se alojando na frente do bebê e isso faz com que ela não sinta os movimentos do feto, há também a questão da fase menstrual, que continua acontecendo durante esse período. E, em alguns casos, o fato de a mulher estar acima do peso faz com que o útero tenha espaço suficiente para crescer e não deixar a barriga aparecer.

Como funciona a gravidez silenciosa?

Esse tipo de gravidez funciona parcialmente igual uma gravidez normal, porém alguns aspectos que acontecem numa gestação normal acabam não aparecendo como o enjoo, o cansaço, o aumento de apetite e a fase menstrual.

Como funciona a gravidez silenciosa?
Como funciona. Fonte/Reprodução: original.

É muito importante ter em mente que no período de gravidez não é exatamente uma menstruação que acontece, de fato, o útero, ao se expandir, acaba rompendo alguns vasos e isso faz com que haja um leve sangramento, que acaba sendo confundido com uma menstruação e isso mantém a ideia de que a mulher não está grávida.

Por que a gravidez silenciosa acontece?

Não existem muitas explicações para o acontecimento da gravidez silenciosa, por isso é preciso prestar atenção quando se tem uma vida sexual ativa, pois isso pode acontecer com qualquer mulher. Uma explicação possível para esse acontecimento é a existência de mulheres que são resistentes aos hormônios liberados durante a gravidez, então o corpo acaba inibindo o efeito desses hormônios e causando, assim, esse tipo de anormalidade.

Como identificar a gravidez silenciosa?

Como a gravidez silenciosa não é tão silenciosa assim, a mulher deve se atentar às pequenas mudanças que podem acontecer no seu corpo. Alterações menstruais e mudanças no corpo podem indicar uma possível gravidez. Então, se houver alguma dúvida, aconselha-se fazer um teste para confirmar, se o resultado for positivo, é necessário procurar um ginecologista.

Como cuidar da gravidez silenciosa?

Manter uma boa alimentação e cuidar do corpo é essencial em qualquer ocasião, principalmente durante uma gravidez. Caso a mulher sinta alterações no seu corpo, é preciso melhorar o seu modo de vida e, em seguida, procurar por orientação médica para que, em caso de gravidez, ela possa iniciar o pré-natal que é de suma importância nesse período.

Por fim, é necessário entender que a gravidez silenciosa é um risco para a saúde da mãe e do possível bebê. Se a mulher não sabe que está grávida, ela deixa de fazer o pré-natal, que é essencial para descobrir possíveis doenças que a mãe e o bebê podem desenvolver. Sendo assim, é preciso cuidar para que essa situação não aconteça, para não arriscar ter problemas de saúde relacionados à gravidez.

Deixe uma resposta