Quais os benefícios do leite materno?
Com a maternidade muitas dúvidas e curiosidades surgem e uma das mais comuns é sobre os benefícios do leite materno. No entanto, hoje em dia já se sabe que o leite materno é o principal alimento do bebê, pois ele tem todos os nutrientes que ele precisa até os seis meses de vida.
Quando o bebê é amamentado com o leite da mãe, ele não precisa de mais nada, nem água, suco ou chás. Isso ocorre, pois o leite materno já tem a água que o bebê precisa.
Neste conteúdo você vai aprender quais são os benefícios do leite materno, qual o período ideal de alimentação com leite materno para o bebê, por a amamentação ser tão importante e muito mais.
Benefícios do leite materno para a mãe nos primeiros meses
Não é apenas o bebê que é beneficiado nos primeiros meses devido ao leite materno, para a mãe a prática da amamentação também tem suas vantagens.
Dentre as principais vantagens estão: diminui de sangramento pós-parto, evita osteoporose, acelera a perda de peso, protege contra doenças como infarto e muito mais.
Benefícios do leite materno para saúde e desenvolvimento afetivo do bebê
Além de evitar muitos riscos, como doenças e infecções, os benefícios do leite materno são fundamentais para o desenvolvimento afetivo do bebê.
Como já mencionado, todos os nutrientes que ele precisa está presente no leite materno, mas também é nesse momento que o bebê e a mãe começam a desenvolver laços. Veja abaixo quais são os principais benefícios do leite materno para a saúde e desenvolvimento afetivo do bebê.
Desenvolvimento afetivo
Durante a amamentação, o bebê se sente acolhido e seguro. Esse é o momento em que mãe e bebe criam laços e não é apenas pelo momento em si, mas também pela liberação de uma substância chamada ocitocina, de acordo com cientistas.
Esse hormônio, que é um dos “neurotransmissores da felicidade”, diminui o cortisol e aumenta a sensação de união, acolhimento e amor quando estamos perto de nossos afetos.
Evita doenças
Existe uma lista de problemas de saúde que podem ser evitados devido aos benefícios do leite materno. Entre eles estão os sintomas gastrointestinais, desidratação e diversos outros.
Desenvolvimento infantil
Dentre os benefícios do leite materno, o desenvolvimento infantil também é um deles. O leite materno é rico em nutrientes. Ele conta com um complexo de vitaminas, proteínas, enzimas, gorduras e outros que são fundamentais para que seu rebento cresça saudável.
Qual o período adequado de alimentação com leite materno para o bebê?
Como já mencionado, bebês devem ser alimentados somente do leite materno até os seis meses de vida. Eles não precisam de papinhas, água, sucos, chás ou qualquer outra bebida e oferecer essas coisas antes do período indicado pode gerar problemas na saúde da criança. A alimentação completa começa somente após os seis meses, período que é conhecido como introdução alimentar.
A amamentação não só pode, como é importante que prossiga após os seis meses, sendo indicada sua realização até, pelo menos, dois anos de idade. Iniciar a introdução alimentar antes dos seis meses pode resultar em sérios riscos para o bebê podendo levar até mesmo a óbito.
Porque a amamentação é um direito garantido por lei?
De acordo com a UNICEF, o leite materno protege os bebês de sérias doenças. Isso significa que ele funciona como a primeira ‘vacina’ da criança trazendo diversos benefícios a curto e longo prazo.
A amamentação também garante o fortalecimento do sistema imunológico da criança. Isso ocorre, pois dentre os benefícios do leite materno estão os anticorpos que são produzidos pelo próprio corpo da mãe sendo uma defesa para o bebê.
Isso significa que o leite materno ajuda a evitar doenças e mesmo que isso venha a ocorrer, a produção de proteína é aumentada pelo organismo da mãe e transmitida pelo leite. Vale lembrar que mamães que produzem leite em excesso podem realizar a doação e, assim, auxiliar no desenvolvimento de outros bebês, evitando sua vulnerabilidade.