Quais os benefícios de tâmaras na gravidez

0

Hoje iremos falar sobre tâmaras na gravidez, a tâmara é uma frutinha que nem todo mundo conhece, mas quem já provou não fica mais sem ela, não é certeza, mas acreditam que é possível ela ter vindo da Ásia ou da África e sua árvore é a tamareira.

A tâmara é uma frutinha bem doce, alguns a chamam até de caramelo ou adoçante natural e ela tem diversos benefícios para a saúde, tanto para a saúde no geral quanto na gravidez, pois seus benefícios são notórios antes, durante e após o parto, então mamães fiquem ligadinhas nas novidades e dicas.

Pode se comer tâmaras na gravidez?

Durante a gravidez é normal surgir dúvidas sobre o que se pode ou não ingerir, mas tâmaras na gravidez são ótimas e podem sim ser ingeridas. A tâmara já foi citada até mesmo no Alcorão que é a Bíblia Sagrada do Islã.

Pode se comer tâmaras na gravidez
Fonte/Reprodução: original

Como todo alimento para comer durante a gravidez o ideal é que você consulte o seu médico, ou o seu nutricionista, para saber se você tem algum problema específico com a tâmara, mas se não houver problemas você pode comê-la sem preocupação.

Que benefícios têm as tâmaras na gravidez?

A Tâmara tem diversos benefícios, pois ela tem várias ações interessantes como antioxidante, anti câncer, anti-inflamatória, antimicrobiana, além disso as tâmaras são ótimas para o cérebro e também tem um alto teor de fibras, auxiliando no funcionamento do intestino. As tâmaras também são fontes de ferro, vitaminas, cálcio, carboidrato e ácidos graxos.

Na gravidez o consumo da tâmara auxilia no momento do parto, pois aumenta as chances de um parto natural. Mas atente-se em quando consumi-la.

Resumo dos benefícios de tâmaras na gravidez:

  • No pré-parto auxilia o parto natural;
  • No pós-parto ajuda a amenizar o sangramento nas primeiras horas;
  • Aumenta a dilatação;
  • Aumenta a ocitocina;
  • Menor tempo de gestação.

Mas afinal, quando podemos comer as tâmaras na gravidez? Em todo em toda ela ou existe um momento específico? É o que veremos no tópico a seguir.

Quando é recomendado comer tâmaras na gravidez?

Devido à sua funcionalidade durante a gravidez, o ideal é que as tâmaras sejam consumidas no final da gestação ( por volta da 36° semana), pois ela ajuda a diminuir a necessidade de induzir o trabalho de parto e também ajuda na dilatação e diminui a duração do trabalho de parto.

Qual quantidade ideal de tâmaras na gravidez?

Em um estudo feito onde algumas gestantes passaram a ingerir seis tâmaras durante o dia, diariamente, nas “últimas” quatro semanas antes da data prevista para o parto, 20% das gestantes entraram em trabalho de parto antes do tempo esperado e naturalmente, e em outro estudo com gestantes, elas tiveram bem menos tempo em trabalho de parto do que as mulheres que não ingeriram a tâmara.

Qual quantidade ideal de tâmaras na gravidez
Fonte/Reprodução: original

Agora você já sabe os benefícios de tâmaras na gravidez, como elas podem te auxiliar no processo gestacional, além de diversos benefícios para o seu corpo e a sua mente. A tâmara não tem malefícios então, mesmo que ela não te auxilie na gestação, ela não vai fazer mal algum, nem ao bebê e nem a mamãe.

Não foram encontrados estudos feitos com gestantes com diabete gestacional então, caso você esteja enquadrada nesse tipo de gestação procure o seu médico. Espero ter ajudado, até a próxima!!

Deixe uma resposta