Quais bons exercícios para eliminar gases na gestação?

0

A gestação é um momento muito especial e apesar de ser incrível também pode causar alguns sintomas e sensações que não são tão agradáveis. 

Sintomas mais comuns incluem o enjoo, dores musculares, cólica, além de inchaço, mas um sintoma que poucas pessoas conhecem é o aumento dos gases. 

Apesar de o corpo da mulher sofrer várias alterações, o aumento dos gases é um sintoma comum e não deve servir como um alarme de algo ruim. 

A maioria das pessoas elimina gases em torno de 10 a 20 vezes ao dia e durante a gravidez, esse número duplica!

Embora seja uma sensação desconfortável, a mulher que está grávida não tem nada que se envergonhar mesmo que o assunto ainda seja um tabu. Durante a gravidez, é comum que a mulher passe por situações constrangedoras, mas nada pode servir como um empecilho para curtir essa fase com todos os seus prós e contras pois, no final, o resultado de 9 meses de gestação é muito gratificante! 

No artigo de hoje iremos falar sobre o porque mulheres grávidas eliminam mais gases e ensinar alguns exercícios para isso! Vamos lá? 

O que causam os gases comuns na gestação?

A formação dos gases durante a gestação se dá principalmente pelo aumento de progesterona que é um hormônio feminino. Acontece que esse hormônio faz com que todos os músculos do corpo fiquem mais relaxados e isso inclui toda a parte digestiva, fazendo com que hajam “mais espaços vazios”, diminuindo a digestão o que causa um aumento dos gases. O movimento dos músculos intestinais diminui fazendo com que haja mais gases do que o normal. Contudo, quando a alimentação inclui muitos alimentos gordurosos isso pode afetar no aumento dos gases.

O que causam os gases comuns na gestação
Fonte/Reprodução: original

É importante se atentar ao fato de que os gases não prejudicam o bebê, mas apenas causam desconforto na gestante podendo levá-la a ter cólicas e dores de barriga intensas. Esses sintomas podem ser aliviados com uma alimentação balanceada, a prática de alguns exercícios e uso de medicação à base de ervas. 

Quais alimentos contribuem com gases na gestação?

No momento da gestação, a alimentação é fator importante não somente para a saúde do bebê, mas também da própria gestante e por isso, é indicado que a gestante passe a ter um cardápio diferenciado para evitar certos tipos de alimentos que prejudiquem o bebê ou que causem desconforto tais como os gases. Alimentos gordurosos e industrializados como o biscoito recheado, os salgadinhos e frituras causam gases no organismo bem como outros tipos de alimentos como a batata-doce, o ovo, brócolis e as ervilhas. Alimentos como o feijão e o grão-de-bico também podem causar gases e o repolho também pode causar muitos gases. 

Contudo, é importante salientar que embora alguns alimentos causem gases, a alimentação deve ser equilibrada e que nem todos devem ser evitados sempre. O recomendado é não exagerar em nenhum destes alimentos, mas ter uma nutrição balanceada que beneficie tanto a gestante quanto o bebê.

Related Posts
1 De 90

Alguns cuidados podem ser tomados também para evitar os gases tais como observar a sua alimentação, evitar alimentos muito gordurosos, evitar o consumo de bebidas que contenham gás, beber mais água, evitar falar quando está mastigando e também consumir mais alimentos que sejam ricos em fibras.

Quais os melhores exercícios para aliviar e eliminar gases na gestação?  

Alguns exercícios podem ajudar a aliviar e eliminar os gases causados pela gestação sendo eles:

Exercício de respiração: 

Os exercícios de respiração incluem respirar corretamente (inspirar pelo nariz e expirar pela boca) e ajudam a evitar o acúmulo de gases. 

Caminhada:

 A caminhada além de fortalecer as pernas, afetadas pelo peso do bebê, também auxiliam na eliminação dos gases

Bicicleta deitado: 

Você lembra daquela brincadeira que a gente fazia quando era criança, de fazer uma bicicleta no ar? É a mesma coisa! Deite-se de forma confortável em uma cama ou tapete e mova lentamente as suas pernas no ar de forma que pareça que você está “pedalando” no ar. Este exercício além de fortalecer as pernas e melhorar a sua elasticidade também vai te ajudar a eliminar os gases! 

Deitar de barriga para cima: 

Este exercício ajuda a eliminar os gases. Basta deitar com a barriga para cima e empurrar levemente os joelho contra a barriga, abraçando os joelhos, sempre respeitando seu corpo. Caso sinta algum tipo de dor ou desconforto, parar o exercício imediatamente.

É importante lembrar que todos os exercícios devem passar pela análise de um obstetra e que não é recomendável fazer exercícios físicos de alto impacto quando se está gestante. Consulte o seu obstetra para mais informações!

Se este artigo te ajudou, continue acompanhando as nossas matérias!

Deixe um comentário