Quais as principais causas do aborto espontâneo e como evitar?
O aborto espontâneo é uma das maiores preocupações das gestantes e daquelas mulheres que estão tentando engravidar, e por ser algo comum é importante entender quais são as causas e motivos que levam a isso e principalmente como ele pode ser evitado.
O que é o aborto espontâneo?
O aborto espontâneo é o que ocorre quando a gravidez é interrompida de forma involuntária até a vigésima semana da gestação, sendo a forma mais comum de perder um bebê.
Quais as principais causas do aborto espontâneo?
O aborto espontâneo costuma acontecer por conta de alguma falha no desenvolvimento do bebê, mas existem alguns detalhes que ocasionam isso, veja abaixo quais são as principais causas do aborto espontâneo:
Anormalidades Cromossômicas
As anormalidades cromossômicas são encontradas em grande parte dos casos de aborto espontâneo. Essas anormalidades podem fazer com que o bebê não consiga se desenvolver da forma correta e como forma de defesa, caso for grave, esse desenvolvimento é naturalmente interrompido.
As anormalidades cromossômicas podem acontecer independente da genética do pai e da mãe do bebê. Mas caso já tenham passado por um aborto espontâneo, é importante passarem por uma bateria de exames genéticos para estudar essas alterações, já que as perdas nesses casos podem acontecer nos primeiros três meses de gestação.
Anormalidades no útero e em outros órgãos reprodutores
Se o útero é onde o bebê se desenvolve e se abriga, caso ele não esteja bem, é claro que o bebê pode ser afetado, então caso sua anatomia esteja diferente ou enfraquecido, a chance de um aborto espontâneo pode existir.
Existem tratamentos para o fortalecimento do útero e retirada de miomas, por isso é necessário o acompanhamento médico para descartar esses sintomas.
Alterações Hormonais
Ter um sangramento na gravidez pode ser normal na maioria dos casos, mas em outros pode ser um indício de alteração hormonal, geralmente ocorrida pela falta de progesterona.
Infecções virais ou bacterianas
Durante a gravidez, é natural a gestante ficar com a imunidade um tanto mais baixa que o normal, por isso, a mamãe deve cuidar para fortalecê-la a fim de evitar infecções virais ou bacterianas
Alimentação e estilo de vida
Talvez seja essa uma das mais sutis causas do aborto espontâneo, afinal são vários fatores que devem ser levados em consideração.
Seu corpo quando abriga um bebê passa por diversas modificações, e não estamos falando apenas de uma barriga em constante crescimento, mas sim de mudanças hormonais e de nutrientes em seu corpo. Por isso, manter uma boa alimentação e um estilo de vida saudável é mais que recomendado nesse período.
Você pode fazer isso evitando consumir alimentos ricos em cafeína, gorduras e açúcar em excesso, já bebidas alcoólicas e cigarro são proibidos durante a gestação. Por outro lado, a caminhada, ioga, pilates e hidroginástica são alguns exercícios que você pode incluir em sua rotina.
O que fazer quando acontecer um aborto espontâneo?
O primeiro passo ao desconfiar de um aborto espontâneo é procurar seu médico ou emergência, através do ultrassom será possível verificar se ele ocorreu ou não.
Caso confirmado, é possível que o corpo reaja naturalmente expelindo o feto ou seja necessária a cirurgia para curetagem.
Como evitar um aborto espontâneo?
Manter sua alimentação e estilo de vida saudável é uma das principais formas de evitar um aborto espontâneo, afinal, mantendo seu corpo em bom estado você está contribuindo para que ele possa receber seu bebê da melhor forma possível.
Outra dica é manter seus exames em dia e seguir todas as recomendações do seu médico, afinal, cada corpo tem seu próprio funcionamento e forma de reagir, então leve a sério o profissional que te acompanha.
Anticoncepcional pode causar aborto espontâneo?
Por ser um método contraceptivo, é natural pensar que o anticoncepcional seja um possível causador do aborto espontâneo, mas isso não é verdade porque não é dessa forma que ele funciona e apesar de tudo, os hormônios presentes nas pilulas anticoncepcionais são semelhantes ao que o corpo produz e é exatamente por isso que não faz mal algum.
Imagine só, uma mulher que não descobriu a gravidez ainda continua tomando seu anticoncepcional normalmente, isso faria com o que seu bebê não se desenvolvesse? Não. O anticoncepcional serve para prevenir a gravidez, uma vez que a fecundação ocorreu não tem mais volta.
Quando devo buscar um profissional para evitar um aborto espontâneo?
É importante saber que caso tenha algum tipo de sangramento antes de completar 22 semanas de gestação, pode ser uma possível ameaça de aborto, por isso, quanto mais cedo procurar um médico melhor. Caso já tenha histórico de aborto, notifique isso para que tenha o acompanhamento adequado.
Mesmo que seja algo comum, nem toda mulher passa por isso, mesmo assim é importante saber as causas do aborto espontâneo para preveni-lo e assim passar por uma gestação tranquila.