Quais as diferenças entre feto feminino e masculino
O feto feminino e masculino possuem suas diferenças, porém é perceptível a depender do exame, com somente 8 semanas. É importante procurar por especialistas na área, a fim de obter um resultado conclusivo e fugir de mitos contados pelas pessoas.
Como ocorre a formação do sexo do feto?
A formação do feto ocorre por intermédio do óvulo e do espermatozoide, que carrega consigo o cromossomo XY. No período de fecundação é o momento em que óvulo e espermatozoide se unem e formam o sexo fetal.
Neste caso, se o cromossomo Y se unir com o X da mãe, resultará em um menino. Caso o X do pai forme par com X do óvulo, será uma menina. Significa não haver maneiras de saber qual poderá ser o sexo do bebê. É extremamente relativo.
Como posso descobrir o sexo do feto?
Existem, atualmente, métodos tecnológicos que auxiliam na descoberta do sexo de um feto. Dessa maneira, mães e pais curiosos descobrirão antes do tempo se o bebê é um menino (XY) ou uma menina (XX).
Ultrassom
É possível verificar a ultrassom do feto durante o primeiro trimestre. Normalmente ocorre na 12° semana, e é um ultrassom normal para detectar a saúde tanto do feto quanto de sua mãe.
Amniocentese
A amniocentese é um método invasivo que visa coletar uma pequena quantia de líquido amniótico. É inserido uma seringa na região abdominal da mãe, com a finalidade de descobrir doenças indetectadas por uma ultrassom normal.
Além disso, é possível descobrir o sexo do bebê por esta maneira, apesar de não ser recomendada por nenhum médico especialista na área. Torna-se mais interessante uma ultrassom morfológica ou sexagem.
Sexagem fetal
A sexagem fetal necessita da amostra de sangue da mãe, para haver a verificação laboratorial da bio-mol. Através deste aspecto, é possível descobrir pequenas partes de DNA fetal, e saber o sexo do feto.
Este tipo de exame serve para descobrir se há algum cromossomo Y ou X. Se vier a confirmação do Y, será um menino, e caso seja X, é uma menina.
É muito importante que as gestantes acima de 8 semanas realizem este exame. Torna-se recomendável por ginecologistas e a equipe laboratorial, que se aguarde pelo menos até a 11° semana, a fim de fornecer uma resposta mais conclusiva.
Amostragem de vilosidades coriônicas (CVS)
A CVS atua como punção feita com agulha a fim de remover fluídos da placenta. Este material fornece a possibilidade de verificar o cariótipo do feto. Neste caso, é realizado a contagem cromossômica e os seus formatos.
Quais são as diferenças entre feto feminino e o masculino?
Existem muitas exceções, porém de acordo com pesquisas feitas pela revista PLOS One, mães de menino sentem mais fome. O feto masculino necessita de calorias a mais para conseguir sobreviver.
Fora este aspecto, não existem grandes diferenças entre sexo feminino e masculino na gestação. O que pode mudar são as sensações da mãe, como enjoos, sono, cansaço e dores na coluna. Nada disso possui influência no sexo.
Quais os mitos sobre a gestação do feto masculino e feminino?
Muitas pessoas dizem que a gestação de um feto feminino pode dar muito enjoo. No entanto, este é um aspecto relativo e pode variar entre as gestantes.
Outro mito é sobre o formato da barriga da grávida. As pessoas tendem a dizer erroneamente que o bebê do sexo masculino possui uma forma ovalada, e das meninas é arredondada.
E as verdades?
Uma das poucas verdades, no meio de tantos mitos, é sobre a estrutura fisiológica masculina. Os meninos necessitam de ganho de peso, e isto aumenta a fome da mãe.