Quais as causas da hidrocefalia?
Os sintomas da hidrocefalia se tornaram muito conhecidos de uns anos para cá: convulsões, irritabilidade e, no caso de crianças, aumento da cabeça. Essa doença geralmente afeta dois grupos, que compreende os idosos com mais de 60 anos e os bebês, mas pode atingir qualquer pessoa.
Mas são as causas da hidrocefalia que ainda permanecem um mistério para muitos. Outra questão comentada é como reconhecer os sintomas e o que fazer após detectá-los.
Confira abaixo o que é hidrocefalia, como ocorre, quais os sintomas em bebês e adultos, as causas e como é possível tratar.
O que é a hidrocefalia?
A hidrocefalia é o nome dado a uma doença que provoca a produção excessiva de líquido no cérebro. O excesso do líquido, também conhecido como “cefalorraquidiano”, causa um desequilíbrio no cérebro que é o aumento da pressão no interior do crânio.
![O que é a hidrocefalia O que é a hidrocefalia](https://manualdafralda.com.br/wp-content/uploads/2022/11/O-que-e-a-hidrocefalia.jpg)
Vale ressaltar que o líquido cefalorraquidiano é importante para a saúde do cérebro, e todo o organismo por consequência. Ele é responsável pela proteção do encéfalo, da medula e por eliminar os resíduos que surgem do metabolismo cerebral.
Como ocorre a hidrocefalia?
A hidrocefalia pode ocorrer devido a três fatores: congênitos, adquirida ou quando é uma hidrocefalia de pressão normal.
No primeiro caso, o bebê nasce com essa condição, que pode estar ligada a outros problemas genéticos ou que pode ser até uma consequência de infecção ao longo da gravidez.
O segundo caso pode ser uma decorrência de um AVE, ou seja, um acidente vascular do encéfalo. Também pode ser adquirida mediante um trauma na cabeça ou como um resultado de um tumor no cérebro.
Quais os sintomas de hidrocefalia em crianças menores de 1 ano?
Nas crianças menores de 1 ano, onde normalmente a hidrocefalia é congênita, os sintomas que aparecem são: sonolência, dificuldade para se alimentar, irritabilidade e vômitos. Além disso, podem ocorrer mudanças na aparência do bebê, com aumento ligeiro da cabeça, pele da cabeça mais fina, com maior aparecimento de veias.
Outra mudança está no olhar, que tende a ficar para baixo, mas apenas em casos mais raros.
E maiores de 1 ano?
Já a hidrocefalia que atinge crianças com mais de 1 ano pode apresentar sintomas diferentes. No olhar podem ocorrer: estrabismo, movimentos involuntários, visão embaçada, olhos mais separados do que o normal.
Outros sintomas incluem dificuldade de coordenação motora ou perda de movimentos, além de dificuldade de caminhar e crescimento lento. Dor de cabeça, sonolência, irritabilidade, lentidão, problemas de fala, memória e concentração também podem acontecer.
Por fim, a criança pode ser acometida por dores de cabeça, náuseas e vômitos.
Hidrocefalia em adultos
Na fase adulta a hidrocefalia não causa o aumento da cabeça e os problemas relacionados a essa mudança, pois todo o crânio já está formado. Com isso,os sintomas da hidrocefalia aparecem mais rapidamente, uma vez que o acúmulo de líquido pressiona o cérebro contra o crânio.
Em adultos ou idosos, a hidrocefalia provoca dor de cabeça intensa, incontinência urinária, perda de equilíbrio e coordenação motora, dificuldade para andar e perda de memória ou raciocínio de forma progressiva.
Quais são as causas da hidrocefalia?
As causas da hidrocefalia podem ser relacionadas a problemas genéticos, a acidentes vasculares encefálicos, a traumas na cabeça ou tumores.
Qual é o tratamento para a hidrocefalia?
Para a hidrocefalia o tratamento pode variar, mas geralmente o médico, que pode ser pediatra ou neurologista, indica uma cirurgia em caráter de emergência, para aliviar a pressão intracraniana.
![Qual é o tratamento para a hidrocefalia Qual é o tratamento para a hidrocefalia](https://manualdafralda.com.br/wp-content/uploads/2022/11/Qual-e-o-tratamento-para-a-hidrocefalia.jpg)
No caso das grávidas que desejam prevenir a hidrocefalia, é necessário tomar ácido fólico antes da gravidez e durante, além de controlar, com acompanhamento médico, qualquer infecção que possa acontecer nesse período.
A hidrocefalia diz respeito a uma condição gravíssima, que deve ser tratada imediatamente a fim de que o paciente não sofra de forma tão intensa com os sintomas e recupere ao máximo sua qualidade de vida.