Quais as alterações cardíacas na gestação e quando se preocupar?

0

Algumas alterações cardíacas na gestação podem ocorrer durante esse período, e são consideradas normais. Porém, outras, precisam de mais atenção e cuidado redobrado para não evoluir para quadros piores.

Descubra mais sobre as alterações cardíacas na gestação mais comuns, quando se preocupar e porque elas ocorrem.

Quais os motivos para alterações cardíacas na gestação?

É preciso lembrar que durante a gestação, o corpo está trabalhando por dois, sendo que um está em desenvolvimento constante. Por isso, o fluxo sanguíneo aumenta, para que o transporte de oxigênio consiga alcançar tudo e todo o corpo sofre com impactos, principalmente o coração.

Quais os motivos para alterações cardíacas na gestação
Fonte/Reprodução: original

Por conta desse aumento do fluxo de sangue, o coração precisa trabalhar bem mais e com isso ocorrem as alterações cardíacas na gestação.

Quando se preocupar com as alterações cardíacas na gestação?

As alterações cardíacas na gestação devem ser investigadas quando causam incômodos frequentes ou até mesmo incapacitantes para a gestante. Além disso, caso a mulher tenha picos de hipertensão, também deverá procurar uma emergência médica para tratamento imediato e posteriormente realizar um acompanhamento médico mais focado.

Qual profissional buscar para relatar sobre as alterações cardíacas na gestação?

Normalmente as doenças cardíacas não apresentam sintomas e grande parte das mulheres sequer sabe que tem. Por isso, é indicado começar um acompanhamento com cardiologista antes mesmo da gestação, para realizar exames que possam identificar algum tipo de alteração para que ela seja tratada desde o começo.

Qual profissional buscar para relatar sobre as alterações cardíacas na gestação
Fonte/Reprodução: original

Mas caso a mulher já esteja grávida, o médico obstetra ao observar as alterações cardíacas na gestação poderá encaminhar a paciente para o acompanhamento do cardiologista. Dessa forma, ambos conseguem conduzir o tratamento juntos, minimizando qualquer tipo de risco associado a essas alterações.

Related Posts
1 De 10

Como manter uma saúde cardíaca na gestação?

Para evitar as alterações cardíacas na gestação, uma das formas é manter o coração o mais saudável possível. Para isso, algumas dicas podem te ajudar na saúde cardiovascular:

Atividade física moderada

Em uma gestação sem intercorrências, a atividade física pode ser liberada pelo médico a partir do segundo trimestre. Aposte em atividades leves como caminhadas, pilates, yoga e até mesmo o crossfit com foco nas gestantes.

O importante é que essa atividade tenha sido liberada pelo seu médico obstetra e esteja sempre sendo feita com acompanhamento de um profissional.

Alimentação saudável

A alimentação também tem grande impacto na saúde do coração. Aposte em alimentos leves, refeições preparadas em casa e ricas em legumes, frutas e verduras. Reduzir o consumo de gorduras e doces também são de grande ajuda nesse momento.

Descanso

Nosso corpo também precisa descansar, e esse momento favorece que o coração funcione da melhor forma. Tire um tempo para relaxar, descansar e tenha sempre um ambiente tranquilo para garantir uma boa noite de sono.

Controle seu peso

O ganho de peso também pode ser um fator de risco para as alterações cardíacas na gravidez. Por isso, cuidar para não engordar além do ganho recomendado também ajuda a evitar que o peso sobrecarregue o coração.

Ainda que as alterações cardíacas na gestação sejam consideradas normais, e geralmente não cause nenhum tipo de problema para mãe e bebê, é necessário que a mulher realize o acompanhamento e relate ao médico qualquer tipo de sintoma ou incômodo que perceba. Pois o perigo dessas alterações é justamente por serem silenciosas e quando descobertas, já pode ser tarde demais.

Deixe um comentário