Principais cuidados para o pós-parto

1

De fato, passar por uma gestação muda a vida de uma mulher, mesmo que naturalmente o corpo esteja preparado para esse momento, ainda assim, são muitas as mudanças que envolvem o período pré e pós-parto.

E é sobre esse momento que vamos falar neste post, agora que seu bebê já está em seus braços, é fundamental que não se esqueça de você mamãe, afinal, você também precisa de cuidados, confira quais são os principais cuidados que você deve ter no seu pós-parto.

Quanto tempo dura o pós-parto?

Também conhecido como resguardo, o pós-parto é um período que dura entre 42 a 60 dias após o parto.

Quanto tempo dura o pós-parto?
Quanto tempo. Fonte/Reprodução: original.

É nesse tempo que o seu corpo está voltando ao normal após dar à luz. É importante lembrar que pela recomendação médica esse período deve ser respeitado porque é nele que você está ainda mais vulnerável.

Quais as mudanças no corpo e humor que a mulher passa no pós-parto?

Entender o que está acontecendo com o seu próprio corpo enquanto precisa se preocupar com tudo o que envolve o seu bebê pode ser um tanto complicado, por isso é importante saber quais são a principais mudanças que seu corpo pode apresentar no pós-parto, e se engana quem pensa que essas mudanças são apenas físicas, pois elas são de diferentes fatores, como por exemplo as mudanças psicológicas, de humor e também hormonais.

5 cuidados no pós-parto

Veja abaixo 5 cuidados que você precisa ter no seu pós-parto.

Cuidados na internação

Os cuidados pós parto já se iniciam durante a sua internação, nas primeiras horas após dar à luz, e eles podem ser feitos através da observação do fluxo da loquiação, o sangramento que se inicia logo após o parto, bem similar à menstruação.

Cuidados na internação
Principais cuidados. Fonte/Reprodução: original.

Além disso, é observado também se consegue caminhar após algumas horas e a reação quanto ao estímulo da amamentação.

Cuidados no Puerpério

Related Posts
1 De 97

Como dito acima, o período de puerpério é o momento em que você estará mais vulnerável, por isso sobretudo, beba bastante água e se mantenha hidratada.

Alimentação

Nesse momento é fundamental ter uma boa alimentação, isso porque seu corpo vai precisar se revigorar após o parto e se encher de nutrientes que serão passados ao seu bebê através da amamentação.

Alimentos como carnes magras, soja, peixes, leite, ovos, queijo e feijão são muito recomendados.

Corpo

Voltar ao corpo antes da gravidez pode ser uma preocupação para as mamães de plantão, mas tenha muita calma nessa hora, cada corpo possui seu próprio ritmo e você ainda estará descobrindo o seu.

Mas fica a dica que amamentar pode te ajudar a acelerar esse processo. Aos poucos você deve ser liberada para voltar a se exercitar, geralmente esse tempo entre 15 dias após o parto normal e 60 dias após cesárea, com um ritmo leve. 

Emocional

É natural se sentir mais cansada e até mesmo insegura neste período, por isso é bom não ficar sozinha e ter uma boa rede de apoio. Sobretudo, não se cobre tanto para ser uma mãe perfeita que dá conta de tudo, seu bebê precisa de você bem.

Pode usar cintas no pós-parto?

Líder em diversas opiniões diferentes, o uso das cintas pós-parto pode ser feito já nas primeiras horas após o parto, isso porque auxilia a mulher a ficar de pé para caminhar sozinha, contudo é necessário acompanhamento de um médico. Sobretudo, uso a cinta com muita cautela.

Posso fazer exercícios físicos no pós-parto?

Sim e deve! Mas assim como na dica anterior, os exercícios pós parto devem ser feitos com moderação, se iniciando a partir de 20 dias após o parto variando entre os mais leves e depois passando para os moderados.

Quais?

Entre os exercícios físicos que você pode fazer em seu pós-parto estão: caminhada, pilates, hidroginástica, entre outros.

Além de todos os cuidados pós parto citados no post, um dos mais  importantes: Tenha calma! O ritmo do seu pós-parto é você quem dá, afinal é do seu corpo que estamos falando, então o respeite e aproveite esse momento que embora seja difícil com certeza vale a pena por conta do seu bebê.

 

Mostrar comentários (1)