Principais causas da infertilidade masculina

0

A infertilidade masculina pode ser uma grande dificuldade para o casal que deseja engravidar e pensando nisso, hoje trouxemos um texto especial falando acerca de quais as causas da infertilidade masculina, bem como o que fazer para lidar com este tipo de problema.

É importante lembrar que, assim como a infertilidade feminina afeta a autoestima e autopercepção da mulher, a infertilidade masculina também pode afetar como um homem se enxerga e ter sérias consequências na autoestima masculina. Por isso, é importante que além do tratamento para fertilidade, também seja feito um tratamento psicológico, a infertilidade está ligada a sentimentos de tristeza e incapacidade.

A saúde mental do homem também é importante e hoje queremos falar um pouco sobre quais são as causas da infertilidade masculina. Acompanhe abaixo.

O que é a infertilidade masculina?

Apesar de se falar muito sobre a infertilidade feminina, a infertilidade masculina existe e se caracteriza pela dificuldade que os espermatozoides de um homem tem de fecundar um óvulo.

O que é a infertilidade masculina
Fonte/Reprodução: original

Apesar de o homem produzir muitos espermatozoides por mês e a mulher apenas um óvulo, alguns fatores podem atrapalhar a fertilidade masculina tais como problemas nos testículos, questões relacionadas à DST’s e também questões hormonais. Confira algumas das situações que podem gerar infertilidade masculina:

Problemas pré-testiculares

São problemas relacionados a desequilíbrios hormonais que podem levar à uma má formação dos espermatozoides. Os problemas genéticos também se incluem nesta categoria sendo presente em 5% dos casos de infertilidade masculina.

Problemas testiculares

Envolve questões relacionadas à própria formação dos testículos ou na formação das vias por onde os espermatozoides passam, como a varicocele que é uma dilatação de forma anormal destas veias. Outros problemas envolvem as doenças sexualmente transmissíveis que podem inflamar os órgãos genitais de forma interna. Existe também a criptorquidia que é quando os testículos não descem para o saco escrotal.

Problemas pós-testiculares

Related Posts
1 De 19

Envolvem problemas relacionados à obstrução do canal por onde passam os espermatozoides ou até mesmo as situações onde os espermatozoides mesmos criam anticorpos anti-espermatozoides e isso pode afetar a fecundação.

Quais sintomas de infertilidade masculina?

Existem alguns sintomas característicos da infertilidade masculina, mas dizemos que um casal que está tentando durante 12 meses sem sucesso é um casal em condição infértil. Os sintomas mais comuns da infertilidade masculina além de não conseguir fecundar um óvulo são a ejaculação precoce, a falta ou diminuição do desejo sexual, dor ou inchaço nos testículos, dentre outros.

Qual o momento em o homem se torna infértil?

Basicamente diz-se que um homem poder ser fértil ao longo de toda a vida devido à produção de espermatozoides que ocorre até em torno dos 60 anos. Contudo, existem diversos casos de homens que conseguem engravidar uma mulher mesmo com 60 anos ou mais, pois esta diminuição na produção de espermatozoides se deve ao fato de que o corpo passa a diminuir a quantidade de testosterona.

O que diminui a fertilidade masculina?

Conforme dissemos acima, existem muitos fatores que podem diminuir ou impedir a fertilidade masculina, entretanto também há fatores psicoemocionais como o estresse, o nervosismo, quedas dos hormônios masculinos também, dentre outras causas. O ideal é que o casal procure a ajuda de um profissional para descobrir a fundo qual a causa da infertilidade.

Como tratar?

Assim como em relação à infertilidade feminina, a infertilidade masculina também pode ser tratada por medicações e reposição de hormônios, isso quando não há fatores genéticos ou de ordem mais orgânica como a má formação dos testículos.

Através destes tratamentos o homem pode tratar de sua infertilidade e caso não tenha resultados da forma natural, existem possibilidades como a fertilização in vitro e a inseminação artificial que são boas opções para um casal que possui dificuldade para engravidar.

Contudo, o importante é não perder as esperanças e buscar ajuda, tanto clínica e médica como psicológica.

Se você gostou do nosso artigo de hoje, continue acompanhando nossos próximos artigos!

Deixe um comentário