Podemos dar melatonina para bebês? Entenda sobre a saúde materno infantil aqui!

0

A melatonina para bebês é uma proposta nova, por isso, é algo que exige muita atenção. Como a produção dela acontece ao longo do dia, principalmente na parte da tarde, alguns médicos não acham interessante o uso de melatonina para bebês, pois isso pode prejudicar a produção natural do corpo.

Diferente do corpo humano adulto, o bebê pode reagir de modo diferente ao uso de qualquer coisa, por isso, você deve tomar cuidado ao dar qualquer remédio para o seu bebê. Para entender como a melatonina funciona, continue a leitura!

O que é e como age a melatonina para bebês?

A melatonina para bebês age ao fazer com que o bebê não demore para dormir, então aqueles minutos que o neném leva para pegar no sono é cortado com este hormônio, mas isso pode atrapalhar a produção natural da melatonina no organismo do pequeno.

O que é e como age a melatonina para bebês
Fonte/Reprodução: original

Este hormônio está ligado diretamente com o cérebro, pois ele é o responsável pela sua produção, por isso, é preciso ressaltar a necessidade de ter cuidado para que ele não fique desregulado.

A melatonina natural do corpo é fabricada pelo cérebro e após isso é enviada para o corpo por meio do sangue. Já a melatonina sintética é produzida em laboratório e separada na dosagem certa, indicada pelo médico.

Quando e como usar a melatonina?

A melatonina é indicada para pessoas com alguma dificuldade na produção do hormônio, mas você deve ter orientação médica para usar, visto a necessidade de uma dosagem ideal que cada corpo precisa.

Agora, a melatonina para bebês é algo que precisa ser analisado com muita cautela, pois é preciso investigar se a criança tem alguma dificuldade para a produção dela, pois qualquer hormônio usado indevidamente, ainda mais com crianças, pode causar algum prejuízo no futuro.

Como a melatonina atua no sono?

Este hormônio faz o nosso corpo sentir sono quando começa a escurecer, pois, a sua produção acontece à medida que o dia se aproxima do fim. Dessa forma, com o passar das horas, o cérebro começa a produzir a melatonina e o corpo passa a sentir o cansaço do sono.

A melatonina para bebês atua ao diminuir o tempo que eles levam para pegar no sono, assim, conhecer como o organismo do seu filho funciona é importante, para conseguir saber se é uma questão de deficit hormonal ou não.

Riscos da melatonina para bebês

A melatonina para bebês pode causar risco no desenvolvimento da criança quando usado de maneira inadequada. Por isso, é preciso saber se o seu bebê realmente necessita desse acréscimo hormonal.

Dor de cabeça, falha no desenvolvimento hormonal da criança, dificuldade para ficar acordada, dentre outros sintomas são coisas que a melatonina pode causar ao bebê.

Riscos da melatonina para bebês
Fonte/Reprodução: original

Sem o acompanhamento do pediatra, o uso da melatonina para bebês pode atrapalhar o sono do seu filho em algum momento. Por isso, sempre busque orientação e entenda como o sono do pequeno funciona, e se preciso utilize este hormônio sintetizado com a dosagem orientada pelo pediatra.

Por fim, a melatonina para bebês, usada da maneira certa, não causa nenhum mal à criança, mas para saber se o seu filho realmente necessita utilizar dessa solução, busque pela orientação do seu pediatra, pois assim, nenhum mal pode acontecer.

Deixe uma resposta