Pode usar pomada vaginal estando menstruada?
Em determinados períodos da vida, mulheres têm problemas ginecológicos que exigem o uso da pomada no canal vaginal.
E a dúvida principal é quando estão menstruadas e pensam “pode usar pomada vaginal mesmo assim?”. Continue aqui para descobrir se pode usar pomada vaginal estando menstruada.
O que são as pomadas vaginais e para que são indicadas?
As pomadas vaginais são utilizadas quando a mulher precisa tratar infecções no canal vaginal. Costumam ter a cor branca e textura de creme pastoso. São indicadas por médicos após o exame preventivo detectar algum fungo ou bactéria que seja o motivo dos sintomas.
A maioria dela vem com aplicador com a medida certa para injetar na vagina. Essas pomadas possuem componentes antibióticos e antifúngicos como nitrato de miconazol e metronidazol, por exemplo.
Existem algumas marcas disponíveis na farmácia, porém alguns médicos podem sugerir uma fórmula para ser manipulada. Ou até mesmo associar a pomada a comprimidos para ser tomados via oral.
Os sintomas de infecção vaginal pode variar. Geralmente, consiste em: coceira, corrimento, vermelhidão, inchaço e desconforto ao ter relações sexuais.
Quais recomendações para quem usa pomada vaginal?
Durante o período de tratamento, é preciso seguir as recomendações abaixo para ter um resultado eficaz.
- Usar a pomada pelo período indicado;
- Não ter relações sexuais durante o tratamento;
- Não interromper antes de finalizar o tratamento, senão há chance de voltar os sintomas e precisar iniciar todo o processo novamente;
- Opte por calcinhas de algodão;
- Não utilize produtos químicos (desodorante íntimo ou perfume) nessa região, nem duchas vaginais, elas podem agravar o quadro clínico.
Essas são algumas dicas que ajudam na sua recuperação. Caso os sintomas não melhorem mesmo ao seguir as recomendações, consulte o médico para uma nova avaliação.
Tratamento com pomada vaginal creme e aplicador
Após consultar o ginecologista, você comprará a pomada prescrita para dar início ao tratamento.
Algumas vem com vários aplicadores e uma bisnaga com a pomada. Retire a tampa da bisnaga e o lacre, conecte o bico da bisnaga na base do aplicador. Aperte a bisnaga e puxe o êmbolo do aplicador simultaneamente.
No momento que o aplicador estiver cheio de pomada, deite-se na cama de barriga para cima e insira o aplicador na vagina e aperte o êmbolo devagar até o final.
Outras marcas vem com o aplicador cheio de pomada e só precisa introduzir para aplicar. Lembre-se de fazer esse processo após o banho e com as mãos higienizadas.
A pomada vaginal pode ser utilizada menstruada?
Sim. Pode usar pomada vaginal no período menstrual, o uso não deve ser pausado e não influencia no efeito do medicamento.
Relações sexuais durante tratamento com creme vaginal?
Indica-se a abstinência sexual até o terminar período indicado de tratamento, pois isso pode trazer alguns riscos como: doença inflamatória pélvica, causar ineficácia do tratamento, infectar o parceiro ou reinfectar você e risco de adquirir IST’s ou engravidar se não usar preservativo.
Mesmo com o uso do preservativo não pode. Pois, a movimentação da relação sexual faz com que a pomada seja expelida e não realize o seu papel com eficiência.
Em infecções vaginais mais agravadas, o sexo se torna muito desagradável e causa desconforto para as mulheres. Aguarde o dia seguinte após o término do tratamento para evitar esses riscos citados acima e não precisar iniciar o processo novamente.