Pode usar antibióticos na gestação
O uso de antibióticos na gestação pode ser realizado a depender do tipo de antibiótico que a gestante fará uso. É fato que existem alguns medicamentos dessa ordem que nesse período devem ser evitados, porém com o auxílio do médico é possível saber quais podem ser utilizados com segurança.
Para saber definitivamente se fazer uso de antibióticos na gestação faz mal ou não, confira o que descobrimos sobre o assunto e fique por dentro do que precisa saber antes de tomar alguma medicação.
Usar antibióticos na gestação faz mal?
Como dito, nem todos os tipos de antibióticos podem ser ingeridos durante a gestação, porém vale lembrar que a depender do tipo e dosagem, alguns deles podem ser ingeridos sem nenhum problema, como é o caso da Amoxicilina e Penicilina que são recomendados pelos médicos quando necessários e não trazem riscos para a gestante e seu bebê.

O que acontece é que alguns tipos de antibióticos podem transpor a placenta da mãe, o que causa complicações para o feto. Dentre elas, dentes descoloridos, anomalias, problemas de coração, diminuição da audição ou surdez total.
Quais antibióticos fazem mal na gestação?
É importante ressaltar que os antibióticos possuem uma classificação e, a partir dessa classificação, conseguimos saber quais são os antibióticos na gestação poderão fazer mal à criança e ao bebê.
Os classificados em categoria A e B geralmente são prescritos para as gestantes e não possuem nenhuma contra indicação para as futuras mamães, já os classificados na categoria C são utilizados em casos mais graves e específicos, quando os antibióticos das categorias anteriores não fazem efeito.

Os classificados na categoria D são contra indicados às gestantes, e só são utilizados em casos extremos, quando há risco para o bebê e as demais opções comprovadamente nao farão efeito.
Por fim, os de categoria X não são indicados de forma alguma para as gestantes, pois é comprovado que a ingestão desse tipo de antibiótico pode trazer má formação do neném.
O que acontece se eu já tomei antibiótico?
Nem sempre a ingestão de antibióticos na gestação poderá fazer mal, tudo vai depender do caso e não são todos os bebês que poderão ser afetados por causa do medicamento.
De qualquer forma, é muito importante que a futura mãe faça o uso de antibióticos na gestação apenas com a autorização de seu médico e, especialmente nesse momento, a automedicação não deve ser realizada, justamente pelos riscos que podem acarretar em complicações.
Quando devo procurar médico para tomar antibióticos na gestação?
O uso de antibiótico na gestação só será permitido pelo médico caso haja alguma real necessidade, dessa forma, apenas com a comprovação de exames que prove que existe algum tipo de infecção que pode fazer mal a mãe e ao feto, o médico responsável irá receitar o antibiótico adequado para tratamento, fora isso o uso não será permitido.
O uso do antibiótico na gestação pode ser recomendado pelo médico caso haja necessidade, mas de qualquer forma é importante ressaltar que a automedicação não é indicada, em caso de alterações e sintomas anormais, procure seu médico!