Pode fazer exercício na gravidez e é preciso cuidados?

0

Fazer exercícios na gravidez hoje é extremamente comum atualmente. Porém, ainda é motivo de dúvidas e incertezas por parte de muitas gestantes. Isso porque, por muito tempo, mulheres grávidas acreditavam que exercícios na gravidez poderiam prejudicar o desenvolvimento do bebê. Será que isso é verdade ou mito?

Compreenda a seguir, se a prática de exercícios na gravidez é indicada e como realizá-los com segurança.

Posso fazer exercícios na gravidez?

Exercícios na gravidez são permitidos por médicos e profissionais na área. Atualmente, é comum ver gestantes que se exercitam, pois a prática de atividades são capazes de promover maior disposição e ainda melhorar os sintomas incômodos de uma gestação.

Posso fazer exercícios na gravidez
Exercícios na gravidez. Fonte/Reprodução: original

Os exercícios na gravidez são aconselhados em todas as fases, até mesmo em períodos próximos do parto. Com eles, é possível preparar e favorecer a mulher para um parto menos difícil.

Mesmo com os benefícios comprovados para saúde da mulher gestante, os exercícios na gravidez devem ser realizados sob a orientação de um médico especialista. Isso em razão de alguns casos que a prática é desaconselhada, como em gestações de risco.

Existe algum risco de fazer exercícios na gravidez?

Não existem riscos em praticar exercícios na gravidez, mas é preciso receber a devida orientação médica antes de iniciar a rotina de atividades. Os exercícios na gravidez são proibidos para gestantes com quadro de hipertensão arterial, sangramentos, placenta prévia e gestação gemelar. Por conta disso, é apropriado consultar um médico para uma avaliação.

Também é preciso saber escolher quais atividades desempenhar. Para que a prática de exercícios na gravidez seja realizada sem comprometer a saúde do bebê, a gestante deve realizar atividades de atividades leves a moderadas.

Quais as vantagens de se fazer exercícios na gravidez?

De acordo com especialistas, os exercícios na gravidez resultam em diversos benefícios para a saúde da gestante. Com uma rotina de atividades, é possível melhorar os sintomas da gravidez, prevenir doenças como a hipertensão e diabetes gestacional, controlar o peso e ainda preparar o corpo para o parto e pós-parto.

Related Posts
1 De 152

Além dos benefícios físicos, os exercícios na gravidez também promovem o bem-estar mental da gestante, diminui quadros de ansiedade, estresse e melhora a autoestima de maneira significativa.

Engana-se quem pensa que os benefícios são apenas para as mulheres grávidas, os exercícios na gravidez também são capazes de promover benefícios para os bebês. Uma rotina bem programada de exercícios consegue aumentar a oxigenação do bebê dentro do útero, o que resulta na melhora de seu desenvolvimento cerebral.

Quais os exercícios indicados para fazer na gravidez?

Os melhores exercícios são aqueles que não arriscados e nem pesados para a gestante. De acordo com médicos da área, os mais indicados e fáceis de praticar são a caminhada ou corrida leve. Para a prática, a gestante deve utilizar roupas elásticas e leve, manter-se hidratada durante o treino e praticá-lo de 3 a 5 dias por semana.

O Pilates também é um exercício bastante utilizado por gestantes. Com ele, é possível trabalhar a frequência cardíaca e fortalecer os músculos do corpo. Nesse caso, o indicado é comparecer a aulas de pilates no máximo 3 vezes por semana.

Quais os exercícios indicados para fazer na gravidez
Exercícios indicados. Fonte/Reprodução: original

Além desses exercícios na gravidez, atividades na água também são muito bem vindas. A hidroginástica é capaz de promover o relaxamento da gestante e fortalecer seus músculos. A natação também é uma ótima opção, mas quando realizada em intensidade leve a moderada.

Exercícios de alongamento também muito benefícios, existem os que são voltados especialmente para saúde da gestante. Com eles, é possível diminuir a ansiedade e promover maior bem-estar.

Qual profissional devo buscar para auxiliar com os exercícios na gravidez?

Antes de praticar exercícios na gravidez, sejam eles leves ou moderados, é necessário consultar um obstetra de confiança, e que de preferência seja o responsável pelo acompanhamento do período gestacional.

Além dele, indica-se a busca de profissionais especializados no exercício que escolheu praticar. Só assim será possível construir uma rotina de exercícios na gravidez de qualidade, benefícios e sem nenhum risco ao bebê.

KW: Exercícios na gravidez

Meta-description: Exercícios na gravidez já foram motivos de dúvidas, porém são atualmente recomendados. Confira quais cuidados tomar para uma prática de exercícios segura.

Deixe um comentário