Pílula do dia seguinte atrasa a menstruação?
O recomendado ao fazer relações sexuais é uso de preservativos, visto que tem mais de 90% de eficácia e ajuda a proteger de Infecções Sexualmente Transmissível (IST), além da AIDS. Além disso, ele evita uma possível gestação não planejada.
Mas o que acontece quando a camisinha estoura ou tem algum problema? Muitas vezes recomendam o uso da pílula do dia seguinte. Encontrada facilmente em farmácia, o remédio traz bastante dúvidas sobre como utilizar e a sua eficácia como contraceptivo.
Uma das falhas mais comuns do preservativo é quando o reservatório para o sêmen está cheio de ar e ocasionando o estouro ou furo.
Por isso, este artigo esclarece algumas dúvidas sobre este medicamento.
É a pílula normal do dia seguinte atrasar a menstruação?
Não, a pílula do dia seguinte não é a mesma pílula contraceptiva que tem que se tomar diariamente.
Elas possuem uma abundância de levonorgestrel ou acetato de ulipristal que ajudam a diminuir a quantidade de progesterona, o hormônio produzido nos ovários para estimular a ovulação. O medicamento tem que ser usado até três dias depois da relação não protegida. Mas, quanto mais cedo forem usadas, mais chances de sua eficácia.
A estimativa é que 0,6 a 2,6% das mulheres que tomam este medicamento após a prática sexual engravidam.
Quantos dias demora para vir a menstruação depois da pílula do dia seguinte?
Como a pílula do dia seguinte é um medicamento que estimula a diminuição da progesterona, ela também ajuda a desacelerar o processo de ovulação e, por consequência, a menstruação. Então, existe chance de 30% das mulheres terem menstruação atrasada em, no máximo, sete dias.
No entanto, o medicamento, na maioria das vezes, não interfere no ciclo menstrual.
Qual a chance de engravidar tomando a pílula do dia seguinte?
Como falado anteriormente, as chances de engravidar ao tomar a pílula do dia seguinte são baixas, mas algumas ações podem diminuir a sua eficácia. Um exemplo é demorar mais de 24 horas para tomar o medicamento.
Além disso, tomar a pílula do dia seguinte repetidas vezes também contribui para a diminuição de sua aplicação. Sem contar que caso tenha ovulado e ainda estiver fértil, ela não vai impedir a gravidez.
Por isso, se você realiza frequentemente relações sexuais sem o uso da camisinha, procure imediatamente um outro método contraceptivo.
Como saber se a pílula do dia seguinte falhou?
Caso sua menstruação atrase, você precisa realizar um teste de gravidez para saber se a pílula realmente falhou ou procurar um ginecologista que possa recomendar a realização de outros exames, se menstruação atrasada não seja gravidez.
Ao engravidar, mesmo tomando pílula do dia seguinte, o remédio não irá provocar malformação e muito menos causará aborto.
Vale lembrar que sua eficácia é de pelo menos 75%, podendo chegar a 98% quando utilizada nas primeiras 24 horas após o coito. No entanto, existe uma possibilidade de redução de eficácia com mulheres acima de 75kg, segundo a bula do remédio.
Compartilhe este texto para as pessoas que têm dúvidas sobre os métodos contraceptivos e como fazer para evitar uma possível gravidez.