Pílula do dia seguinte: até quantos dias atrasa a menstruação

0

A pílula do dia seguinte desregula a menstruação ou não? Essa pílula é um medicamento muito utilizado por mulheres depois de uma relação desprotegida. E por se tratar de um remédio hormonal, sempre surge essa dúvida.

Hoje iremos tirar todas as dúvidas sobre esse medicamento, para que serve, como deve ser utilizado e quais os impactos ele causa no corpo feminino.

Pílula do dia seguinte: como funciona esse método contraceptivo

Esse é um remédio considerado um contraceptivo emergencial, que deve ser tomado após uma relação desprotegida ou quando há falha no método contraceptivo utilizado. A pílula do dia seguinte é encontrada facilmente nas farmácias, com preços em média de R$5,00 e não é necessário nenhum tipo de receita para comprar.

Quais tipos de pílulas do dia seguinte

É possível encontrar dois tipos de pílulas, ambas com hormônios diferentes, mas com a eficácia igual. O que muda, basicamente, é o tempo em que elas devem ser tomadas.

A pílula composta de levonorgestrel pode ser tomada até 3 dias depois da relação, já a de acetato de ulipristal pode ser tomada em até 5 dias.

Essa diferença hormonal é interessante caso a mulher tenha sensibilidade a um deles, existe outra opção de medicamento com um hormônio diferente.

Dias de atraso da menstruação com pílula do dia seguinte

Uma das maiores dúvidas é se a pílula do dia seguinte desregula a menstruação. E sim, esse é um dos muitos efeitos colaterais que esse medicamento oferece.

Dias de atraso da menstruação com pílula do dia seguinte
Fonte/Reprodução: original

Algumas mulheres podem não sentir nenhuma diferença no ciclo menstrual depois de tomar o medicamento, por conta disso, acreditam que ele tenha falhado. Mas, na verdade, após tomar a pílula, o mais comum é que realmente não sinta nada e não obrigatoriamente o sangramento venha logo depois da tomada.

No ciclo após uso da pílula, há relatos de que a menstruação chegou 7 dias antes da data prevista e outros em até 7 dias depois. Caso você note um atraso que passe dos 10 dias, o recomendado é realizar um teste de gravidez para descartar.

Related Posts
1 De 102

Como usar a pílula do dia seguinte

O indicado é tomar a pílula do dia seguinte logo após perceber a falha no seu método ou logo em seguida da relação desprotegida. Quanto mais próximo você tomar, maiores as chances dela funcionar. Conforme a composição da sua pílula, ela pode ser tomada em até 3 ou 5 dias.

Quantas vezes pode ser utilizada a pílula do dia seguinte

Quanto menos, melhor. Por se tratar de um método de emergência, esse medicamento deve ser tomado apenas em casos de emergência, pois tomar a pílula do dia seguinte duas ou mais vezes por mês, aumenta consideravelmente o risco de doenças graves como embolia e trombose. Além disso, ao tomar muitas vezes no ano, ela pode ter sua eficácia reduzida.

Caso você tenha relações desprotegidas com frequência, o ideal é buscar um método contraceptivo contínuo como DIU, injeções ou pílulas anticoncepcionais.

Efeitos colaterais e eficácia da pílula do dia seguinte

Por ser uma bomba hormonal em uma única dose, a pílula do dia seguinte pode causar efeitos colaterais, como por exemplo:

Enjoos e vômitos

O principal cuidado nesse caso, é prestar atenção se o vômito vier em até 2 horas depois de tomar a pílula, pois caso isso tenha ocorrido, será necessário tomar novamente.

Diarreia

Assim como nos casos de vômito, pode ser necessário tomar uma nova pílula caso tenha ocorrido diarreia até 2 horas depois.

Dor de cabeça

Esse é um efeito colateral comum ao usar pílulas hormonais, normalmente pode durar algumas horas ou dias, mas que podem ser controladas com medicamentos.

Apesar de ser um método muito usado por mulheres de todas as idades, não podemos banalizar e exagerar na quantidade. A longo prazo, o uso frequente dessa pílula pode causar problemas graves de saúde.

Deixe um comentário