O que pode ser perigoso no útero inflamado?

0

O útero inflamado é um problema que pode acontecer a qualquer mulher e está relacionado a fatores diversos. Entender o porque seu útero está inflamado e a natureza desse problema é ideal para o tratamento. Leia o artigo abaixo para saber como proceder e quais os sintomas desse mal.

Causas e perigos do útero inflamado?

Embora a inflamação no útero não seja muito perigosa, caso não seja tratada o quadro pode ficar maior e mais complexo causando cada vez mais desconforto uma infecção mais grave e séria.

Algo muito relacionado com a inflamação do útero é a DIP (doença inflamatória pélvica), esse tipo de infecção pode envolver todos os órgãos reprodutores femininos, útero, tubas e ovários.

Causas e perigos do útero inflamado
Fonte/Reprodução: original

Entre as causas da DIP ou da inflamação do útero, se encontra em primeiro lugar, bactérias da vagina que por qualquer meio adentraram na região do útero e dos outros órgãos reprodutores causando a inflamação. Essa causa pode acontecer devido a uma má higienização da vagina ou mesmo o excesso de higienização.

A má higienização obviamente aumenta a possibilidade de infecção devido à proliferação de organismos naquela região. Já a higienização em excesso com produtos incorretos para esse fim, além de irritar a região pode acabar matando as bactérias “boas” que vivem ali e tem sua função biológica, e acabar por deixar o corpo da mulher mais suscetível a outros tipos de infecção por “más” bactérias.

Procedimentos médicos na região vaginal também podem propiciar uma inflamação uterina, como uma curetagem ou até mesmo um exame papanicolau. Já que há invasão naquela região sempre acaba colocando o risco de algum organismo estranho se aproveitar e adentrar no útero causando a inflamação.

Outra causa comum de inflamação e DIP são as DSTs. Uma DST pode causar a inflamação no útero e até mesmo o sexo sem camisinhas pode propiciar a entrada de bactérias na região.

Uma mulher que passou por parto normal ou sofreu um aborto também pode acabar sendo exposta a esse tipo de bactéria e contrair a inflamação uterina.

Related Posts
1 De 94

Principais sintomas do útero inflamado?

Entre os principais sintomas de útero inflamado se destacam:

Principais sintomas do útero inflamado
Fonte/Reprodução: original

Região pélvica dolorida e inchada, sangramento, dor ou incômodo na hora de urinar, dor e desconforto durante o sexo, corrimento de cor não natural como marrom, cinza ou amarelo com mau cheiro, sangramento após as relações sexuais.

Perigos do útero inflamado e gravidez

A inflamação no útero pode até impedir uma gravidez por não permitir que o embrião se aloje adequadamente. Mas se a inflamação acontecer após a gravidez ter começado adequadamente, não representa muito perigo ao bebê e é muito incomum causar um aborto, por exemplo. Basta tratar adequadamente a inflamação.

A inflamação do útero pode se transformar num câncer?

A inflamação no útero causada pelo vírus HPV, caso não seja tratada, pode sim desenvolver um câncer de colo de útero. Por isso fique atenta! Procure um médico sempre ao menor sinal de inflamação no útero.

Como é feito tratamento de inflamação no útero?

O tratamento dessa inflamação depende muito da sua causa. Se caso a inflamação do útero for causada por um microrganismo estranho então basta a aplicação de antibióticos, anti-inflamatórios, pomadas e medicamentos antifúngicos. Caso o quadro se desenvolva para um abscesso, às vezes é preciso drenar.

Pode acontecer em algumas situações o tratamento se expandir até o parceiro sexual da mulher, para a total eliminação da bactéria e do problema.

Deixe um comentário