Perda de líquido na gravidez: o que fazer?

0

Você sabe o que causa perda de líquido na gravidez e o que deve ser feito? O período gestacional, para muitas mães, é considerado um dos mais fantásticos durante uma vida. São inúmeras transformações que o corpo passa e muitos sentimentos surgem com a maternidade.

Entretanto, é um período que se deve ter muita cautela e ficar sempre atenta aos sinais que o corpo pode apresentar e indicar anormalidade. Como, por exemplo, a perda de líquido na gravidez, que pode gerar problemas para a saúde da criança e da gestante.

O que é o líquido amniótico na gravidez?

No útero, o bebê está protegido por uma dupla membrana, mais conhecida como bolsa amniótica. Dentro dessa bolsa, além da presença do feto, existe também o líquido amniótico, que seria onde o bebê está envolvido.

O que é o líquido amniótico na gravidez
Fonte/Reprodução: original

Basicamente esse líquido é composto por urina fetal, água e secreções pulmonares do bebê. Nele é contido ainda diversos nutrientes, citocinas e também hormônios responsáveis por proteger o neném e deixá-lo saudável durante a gestação, assim infecções são evitadas.

O que pode provocar a perda de líquido amniótico na gravidez?

A perda de líquido amniótico na gravidez pode não ser um bom sinal e é sempre necessário um melhor acompanhamento médico. As causas dessa perda de líquido podem ser diversas e às vezes não se tem um conhecimento sobre.

Alguns dos motivos que a mãe pode perder líquido amniótico são: a ingestão de medicamentos para hipertensão arterial, ruptura parcial da bolsa, problemas na placenta, anomalias ou malformações do bebê, desidratação da mãe, síndrome de transfusão feto-fetal.

Quais são os sintomas de perda de líquido amniótico na gravidez?

Related Posts
1 De 90

O melhor método de detectar a perda de líquido amniótico é através da observação. Essa perda se caracteriza principalmente pelo aparecimento da calcinha molhada. O que muitas vezes pode passar despercebido, pois é normal o vazamento de urina devido à compressão do útero sobre a bexiga, porém é possível diferenciar.

O líquido amniótico se apresenta mais transparente e sem cheiro, diferente da urina, em que a aparência é mais amarelada e contém odor. Outros sintomas também que podem aparecer são, a presença de líquido na calcinha mais de uma vez diariamente e também a diminuição dos movimentos fetais.

Pode perder líquido amniótico através da urina?

Não é possível perder líquido amniótico através da urina, pois são sistemas diferentes, contudo, o que pode acontecer é confundir os dois. Por isso deve-se prestar bastante atenção na coloração, cheiro e na quantidade de vezes que isso acontece durante o dia.

O que fazer no caso de estar perdendo líquido amniótico na gravidez?

O que deve ser feito primeiramente é procurar ajuda médica. Com isso, deverão ser feitos exames e acompanhamento, para saber se uma perda de líquido é considerada normal ou se precisa de outro tipo de abordagem. Geralmente o médico indica o repouso e um maior consumo de água, para evitar a perda de líquido, principalmente no 1° e 2° trimestre.

Se a perda aparecer a partir do 3° trimestre e não for resolvida com o repouso e a hidratação, pode ser indicado a antecipação do parto para evitar o sofrimento fetal.

Quando é normal começar a perder líquido amniótico na gravidez?

Se a partir da 36° semana aparecer a perda de líquido amniótico, isso pode apontar o rompimento da bolsa gestacional, o que significa que a hora do nascimento do bebê está cada vez mais próximo. Deve ser procurado o hospital imediatamente para serem feitos os exames e toda a preparação necessária.

O acompanhamento com a equipe de saúde durante a gestação é imprescindível e deve sempre procurá-los se caso apresentar algum quadro suspeito ou que não esteja no padrão esperado, pois apenas os profissionais capacitados saberão melhor como proceder nos mais diferentes casos.

Deixe um comentário