Para que serve o exame de sangue RDW? É solicitado na gravidez?
Durante a gestação, vários exames são solicitados para acompanhar cada etapa da gravidez e saber se está tudo bem com a mãe e com o feto. Um desses exames é o RDW que serve basicamente para saber como estão as células no organismo da pessoa.
Hoje iremos saber qual é a importância deste exame e o que ele pode indicar durante a gestação. Acompanhe abaixo.
Exame de sangue RDW: o que é e como funciona?
O exame de sangue RDW serve para avaliar como está a distribuição dos glóbulos vermelhos no organismo e a sua amplitude. Através deste exame é possível saber a variação dos tamanhos das hemácias e também como anda a produção de células sanguíneas no organismo da pessoa.
Fonte/Reprodução: original
O exame de sangue RDW é solicitado na gravidez?
Durante a gravidez, é solicitado um hemograma completo da mulher a fim de saber se existe algum tipo de complicação com a gestação, como o feto ou com a gestante.
Os valores relacionados ao RDW aparecem no hemograma e podem estar acima ou abaixo do valor comum. Este exame pode indicar se há algum tipo de anemia e é recomendado quando a pessoa sente algum tipo de tontura, dores de cabeça ou cansaço.
Para que serve o exame de sangue RDW?
O exame RDW tem como principal função saber se há algo de errado com a produção de células sanguíneas e se a pessoa está ou não com anemia. Algumas gestantes podem sentir alguns sintomas de anemia e este estado é muito comum devido ao organismo estar se adaptando ainda às mudanças da gestação e é chamado “pseudoanemia”.
Exame de sangue RDW: o que quer dizer seu resultado alto
O valor de referência mais comum ao RDW nos exames de hemograma vão de 11% a 14% sofrendo pequenas alterações dependendo do laboratório onde foi pedido o exame.
Os valores referem-se às características das hemácias e caso seja indicado um valor alto, diz-se que se trata de uma anisocitose. Esse valor pode indicar deficiência de ferro, doenças do fígado e talassemia.
O que significa se o resultado for baixo?
Os valores baixos não costumam ter causas associadas a doenças, pois não possuem valores específicos nos resultados clínicos isoladamente, entretanto, devem ser interpretados junto a outros valores no hemograma.
Quando é indicado realizar o exame de sangue RDW?
O exame de RDW é geralmente indicado quando a pessoa apresenta sinais de anemia, mas pode ser indicado também pode ser indicado quando existe histórico familiar de doenças envolvendo o sangue ou quando há algum tipo de hemorragia ou doença crônica, HIV, dentre outras.
Entretanto, o hemograma é um exame de rotina e os valores de RDW geralmente aparecem neste tipo de exame. Contudo, antes de tomar decisões precipitadas ou se alarmar, é importante que todo o exame seja visto e revisto por um médico especializado e avaliado a partir do estado de saúde do paciente.
É muito importante compreender que qualquer tipo de exame deve ser avaliado por um especialista e não deve ser interpretado de qualquer maneira. Portanto, ao realizar qualquer tipo de exame, converse antes com seu médico e veja as avaliações que ele tem sobre o exame.
Se você gostou deste artigo, acompanhe os nossos próximos posts e compartilhe com seus amigos.