Ovário aumentado pode ser Cisto com aspecto sugestivo de corpo lúteo?
Mulheres que se cuidam costumam ir ao ginecologista com frequência e fazer os exames de rotina, os quais são: ultrassom transvaginal e preventivo (exame Papanicolau).
Ultrassom transvaginal – responsável por avaliar todas estruturas do canal vaginal, útero, tubas uterinas, inclusive os ovários.
Preventivo – é coletado células do colo do útero a fim de diagnosticar alterações que indiquem alguma doença, tais como: sífilis, HPV, gonorreia, clamídia, infecções vaginais, neoplasias, etc.
Ao receber o resultado do ultrassom, algumas mulheres podem ficar confusas ao tentar interpretar o exame. Principalmente, as que estão tentando engravidar podem entrar em desespero equivocadamente.
Então, leia o artigo completo para saber em que situação o ovário aumentado deve ser uma preocupação!
O que pode causar o Ovário Aumentado?
O sistema reprodutor das mulheres é composto por dois ovários e eles podem ter uma diferença de tamanho pequena, que por sua vez é considerado normal.
No entanto, existem outras alterações que causam o aumento considerável dos ovários, como: ovário policístico, tumores benignos ou malignos, cistos foliculares, entre outras patologias que precisam de mais atenção da mulher.
Quais são os sintomas de Ovário Aumentado?
Quando o aumento é causado por ovários policísticos, pode ser que a menstruação fique irregular, aumente a quantidade pelos pelo corpo, ganho de peso, a pele oleosa fica mais oleosa e até mesmo infertilidade.
Nos casos de câncer, os sintomas podem ser de inchaço e dor.
Mas não se assuste, algumas mulheres têm sintomas e outras não, por isso é indispensável buscar ajuda médica para ter o diagnóstico correto e sempre ir tomando os cuidados necessários que o seu corpo precisa.
É normal a diferença de tamanho nos Ovários?
Dependendo do estágio do seu ciclo menstrual, os folículos que estão presentes nos seus ovários aumentam de tamanho para serem liberados no seu período fértil para uma possível fecundação.
Esse é um exemplo fisiológico do corpo idade fértil, super natural e costuma acontecer todos os meses. Ainda sim, não dispensa uma avaliação médica.
Quando o aumento do Ovário pode ser por cisto de corpo lúteo?
O ciclo menstrual é formado por um conjunto de 3 estágios: fase folicular, fase (ou período) fértil e fase lútea.
Na fase folicular, o hormônio FSH é secretado pela hipófise para impulsionar o crescimento dos folículos, e a produção de estrogênio pelas células da granulosa.
O FSH também causa a maturação, transformando os folículos primários em folículos maduros. Porém, um cresce e se destaca, tornando-se o predominante e alcança o estágio ideal para ovular.
O hormônio LH induz a ovulação e transforma a camada da granulosa (folículo primário envolto de células) e teca interna em corpo lúteo.
O corpo lúteo é uma “glândula endócrina temporária” que forma um cisto após a ovulação, responsável por secretar progesterona, hormônio responsável por manter a gravidez no estágio inicial.
Se não acontece a fertilização do ovócito e implantação do embrião durante o período fértil, o corpo lúteo para de funcionar alguns dias (varia de 10 dias ou mais) depois da ovulação. Dessa forma, ele involui e a partir disso ocorre a menstruação.
Pode engravidar tendo cisto de corpo lúteo?
O corpo lúteo é fundamental para que a gravidez ocorra. Mesmo que aconteça a formação de cistos de corpo lúteo, eles costumam desaparecer espontaneamente.
O ideal é fazer o acompanhamento e seguir as orientações do seu médico, e tirar todas suas dúvidas sobre sua possibilidade de engravidar. Ele poderá te indicar remédios, exames e até mesmo os suplementos necessários.