O tipo de sangue do filho é herdado do pai ou da mãe?
A área da genética é uma das que atualmente faz mais descobertas científicas. A tecnologia e a ciência avançam em passos largos para os novos conhecimentos sobre nosso código genético, suas implicações e informações.
Um teste de DNA com secreção humana há 40 anos atrás era bastante complicado de ser feito, já hoje em dia em alguns países o banco de dados genético é imenso e ajuda muito em casos forenses, médicos, em transplantes, etc.
Uma das secreções mais importantes do nosso corpo e ligada a nosso código genético é o nosso sangue, e a maioria de nós já escutou alguma vez as nomenclaturas AB, A, ou sangue tipo O. Vamos entender abaixo o conceito por trás dos diferentes tipos de sangue e em que casos um filho herda dos pais seus tipos sanguíneos.
O que são os tipos de sangue?
Os tipos de sangue são nomenclaturas de identificação que separam os sangue por tipos baseados na tabela ABO. Um sangue ser A, B, O ou suas variações quer dizer que ele tem diferenças no tipo de aglutinogênio que carregam em suas hemácias.
Aglutinogênio são substâncias que atuam na criação de anticorpos e outros tipos de manutenção do sangue. Indivíduos do tipo de sangue A, por exemplo, têm aglutinogênios da espécie A. Os do tipo B, aglutinogênios da espécie B. Os indivíduos AB têm ambas espécies de aglutinogênios e os indivíduos do tipo O não tem nenhum (aliás, a letra O no caso representa o número 0).
Filho pode herdar o tipo de sangue dos pais?
Na verdade, o filho herda o tipo de sangue dos pais. O tipo de sangue que o filho terá está relacionado diretamente ao tipo de sangue que os pais têm. Vamos entender mais com a tabela abaixo:
- O + O = O
O + A = O ou A - O + AB = A ou B
- A + A = O ou A
O + B = O ou B
B + B = O ou B - A + B = O, A, B ou AB
- A + AB = A, B ou AB
B + AB = A, B ou AB - AB + AB = A, B ou AB
Agora que compreendemos como funciona, vamos seguir entendendo outros pormenores.
Como posso saber o meu tipo sanguíneo?
O único modo de saber seu tipo sanguíneo é fazendo um exame de sangue. Em um exame de sangue o seu tipo sanguíneo é analisado e identificado. Também é importante falar sobre o fator Rh do sangue.
O fator Rh é o que define se seu sangue é positivo ou negativo, baseado na quantidade de aglutinogênios que seu sangue tem, e claro, no seu tipo ABO.
Tratamentos contra mau cheiro no umbigo
Depende claro do porque o umbigo apresenta mau cheiro. Pode ser um mau cheiro natural vindo da quantidade de sujeira que normalmente se acumula no local, ou pode vir até mesmo de um possível diabete, ou cisto.
Caso seja uma sujeira causada por uma pequena infecção por bactéria ou fungo, é recomendado lavar e secar bem e usar alguma pomada ou creme antifúngico. Caso não funcione o mau cheiro pode ser sinal de diabete, e neste caso é muito recomendado consultar o endocrinologista para que ele verifique se é esta a condição.
Mau cheiro também pode ser um sinal de cisto, e nesse caso além de tratar a infecção (caso esteja infectado) muitas vezes é necessário também drenar o cisto. Sempre é necessário consultar um profissional da saúde nesses casos.