O tabagismo afeta a fertilidade tanto do homem quanto da mulher, e pode trazer problemas sérios para engravidar, seja pela baixa produção de óvulos quanto má qualidade dos espermatozoides. Se o desejo do casal é engravidar, será necessário deixar de fumar o mais rápido possível.
Como o tabagismo afeta a fertilidade feminina?
O tabagismo afeta a fertilidade feminina em aspectos como aumento das chances de aborto, ou até mesmo problemas na produção de óvulos. Os óvulos são essenciais para ocorrer uma gestação, e caso existam problemas relacionados a ele é necessário procurar por ajuda de um ginecologista.
Além disso, o tabagismo pode fazer com que o seu hormônio conhecido por estrogênio seja diminuído e apresentar falhas em seu ciclo menstrual. Dessa maneira, a ovulação terá uma queda brusca que levará o seu corpo a entrar em processo de menopausa antes da hora.
Se você é fumante saiba que o percentual de infertilidade feminina é de 14%, e o tabaco é extremamente prejudicial ao seu organismo. Caso tenha o desejo de engravidar, saiba ser essencial largar o cigarro o quanto antes para ter boas chances.
O tabagismo afeta a fertilidade masculina?
No caso dos homens, o tabagismo afeta a fertilidade ao diminuir consideravelmente os níveis de espermatozoides bons. Isto pode levar a problemas como modificação celular e causar danos no DNA do feto.
Dessa maneira, os homens produzirão espermatozoides de má qualidade, pouco saudáveis e com baixa motilidade para chegar ao útero. As células que produzem o espermatozoide recebem pouca protamina que forma os cromossomos, e pode se tornar responsável por o feto contrair doenças.
Efeitos do tabagismo na fertilidade
Um dos principais efeitos causados pelo tabagismo é diminuir a qualidade do esperma, e fazer com que o espermatozoide não tenha chances de concluir a sua função. Veja outros problemas:
- O feto sofre;
- O tabagismo pode causar problemas como pressão alta;
- A fertilização In Vitro precisará de processos duradouros até a gravidez acontecer;
- A gestação ectópica tem maiores chances de ocorrer;
- Óvulos produzidos em pouca quantidade.
Estes problemas deixados pelo tabagismo são sérios, e precisam ser tratados antes de você tomar a decisão final quanto a gravidez. Isto por as mulheres serem as mais afetadas por conta do tabaco, e precisarem de tratamento com o ginecologista.
No que o tabagismo afeta a gravidez
Neste caso, o feto pode apresentar um peso inferior ao recomendado, bem como ocorrer prematuramente o descolamento da placenta. Isto pode fazer com que o feto venha a óbito ou nascer antes do momento ideal.
O tabagismo afeta a fertilidade e causa problemas durante a gestação, quando a gestante não deixa de fumar. Tudo o que o cigarro faz ao organismo tanto da mãe quanto do bebê é trazer sérias complicações, portanto, evite fumar e procure bons tratamentos que ajudarão a largar a nicotina.
Pode fumar um cigarro por dia?
Não. Até mesmo um único cigarro pode trazer inúmeros problemas a você e ao seu bebê, graças a nicotina e monóxido de carbono inseridos nele. É vital para a saúde de ambos que o fumo seja deixado de lado, pois isto fará com que o seu filho se desenvolva como o esperado.
Lembre-se que mesmo os fumantes passivos sofrem com o cigarro, imagine um bebê que está no seu corpo e se desenvolve gradualmente, precisa de nutrientes e recebe altas doses de nicotina pelo cordão umbilical? Pode ser fatal e não é o que queremos que aconteça.